1 de fevereiro de 2026
Vitória, ES, Brasil

Dia Mundial dos Oceanos: startup capixaba Zero Esgoto destaca-se na primeira edição do BlueRio

Durante o Dia Mundial dos Oceanos (Global Ocean Day), o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi palco do lançamento da segunda edição do Programa de Inovação BlueRio, voltado à Economia do Mar.

O evento pioneiro teve como propósito instigar a sociedade a refletir sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos globais. Uma das principais ações do evento foi a assinatura de um acordo de cooperação entre o BlueRio e o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para abrigar o primeiro Hub de tecnologia em Economia Azul da América Latina: BlueRio SEAS.

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

A startup capixaba de saneamento, Zero Esgoto, reconhecida por sua missão de proporcionar qualidade de vida e saneamento, foi um dos destaques da primeira edição do BlueRio.

 O cofundador da Zero Esgoto, Celio Sathler, destacou o impacto do projeto na vida das pessoas e do meio ambiente.

Quando falamos que levar saneamento é mudar a realidade das pessoas, nós estamos falando de oportunidade de renda, emprego, saúde. Só iremos curar os problemas do mundo quando começarmos literalmente do básico. Não é à toa que chama de saneamento básico” – observou. 

Dentro do programa, a Zero Esgoto estabeleceu uma parceria com a Águas do Rio, concessionária responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico no Estado do Rio de Janeiro, na Comunidade Tavares Bastos, localizada no bairro do Catete.

A startup está implementando um sistema modular de esgoto em 50 residências, visando impedir que o esgoto não tratado escorra pelas encostas, evitando a poluição dos rios e, por consequência, dos oceanos.

Além de atuar no Rio de Janeiro, a empresa, fundada há 13 anos no Espírito Santo, já instalou sistemas de saneamento em outros 11 estados brasileiros e está considerando convites para expandir seus serviços internacionalmente.

A tecnologia inovadora desenvolvida pela Zero Esgoto utiliza biomassa para eliminar poluentes orgânicos e inorgânicos das águas residuais.

O processo é totalmente natural e não produz lodo ou resíduos sólidos, pois os compostos são completamente degradados. Isso representa uma vantagem em relação aos sistemas convencionais, que geram lodo, necessitam de manutenção frequente e contaminam os lençóis freáticos.

O Programa BlueRio é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela consultoria de inovação aberta Beta-i Brasil, com o apoio de empresas como GALP, Oceanpact, Vibra Energia, Águas do Rio e outras relacionadas à economia marítima.

Por meio de um hub de startups, o BlueRio visa impulsionar a Economia Azul, promovendo o uso sustentável dos recursos marinhos e buscando sinergias entre o desenvolvimento econômico e a adaptação às mudanças climáticas. Inspirado em iniciativas bem-sucedidas ao redor do mundo, o Hub de inovação reúne startups com diversos perfis de inovação.

Essa parceria vai gerar muitos frutos para os parceiros do programa”

Romildo Toledo – Diretor do Parque Tecnológico

Durante o evento, o diretor do Parque Tecnológico, Romildo Toledo, destacou a importância da parceria para o ecossistema de inovação do Estado do Rio de Janeiro.

É uma grande alegria receber o Hub de Economia Azul no Parque Tecnológico da UFRJ. O Parque vem diversificando bastante suas áreas de atuação e abrindo portas para empresas de todos os segmentos. Essa parceria vai gerar muitos frutos para os parceiros do programa, para as startups participantes e para todo o Estado do Rio de Janeiro”, diz.

A primeira edição do programa concentrou-se em soluções para cinco áreas estratégicas de impacto para o território fluminense: Saneamento, Portos e Logística, Navegação, Sustentabilidade e Energia.

Na segunda edição, foram adicionadas as temáticas de Turismo, Bioeconomia e Educação Ambiental. Durante o Dia Mundial dos Oceanos, foram apresentados alguns resultados da primeira edição do BlueRio, com destaque para a startup capixaba Zero Esgoto, que, por meio de tecnologia inovadora, transforma esgoto em água limpa em apenas 6 horas, sem gerar resíduos sólidos.

O BlueRio é um programa pioneiro na América Latina, com o objetivo de promover a Economia Azul e conectar o Brasil aos hubs globais de oceanos. Em breve, o BlueRio 2.0 lançará uma chamada para que novas startups nacionais e estrangeiras se integrem ao programa.

Por Lucia Beatriz Torres – Jornalista correspondente do onPost.

Previous Article

Governo do Estado investe mais de R$ 5 milhões no Edital PIBICES 2024

Next Article

Inspira+ Senac: novo centro de inovação capixaba é anunciado durante painel no ESX 2024

You might be interested in …

The 9 Best Drawing Tablets to Buy in 2017

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *