Durante o Dia Mundial dos Oceanos (Global Ocean Day), o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi palco do lançamento da segunda edição do Programa de Inovação BlueRio, voltado à Economia do Mar.
O evento pioneiro teve como propósito instigar a sociedade a refletir sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos globais. Uma das principais ações do evento foi a assinatura de um acordo de cooperação entre o BlueRio e o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para abrigar o primeiro Hub de tecnologia em Economia Azul da América Latina: BlueRio SEAS.
Museu do Amanhã, Rio de Janeiro
A startup capixaba de saneamento, Zero Esgoto, reconhecida por sua missão de proporcionar qualidade de vida e saneamento, foi um dos destaques da primeira edição do BlueRio.
O cofundador da Zero Esgoto, Celio Sathler, destacou o impacto do projeto na vida das pessoas e do meio ambiente.
Quando falamos que levar saneamento é mudar a realidade das pessoas, nós estamos falando de oportunidade de renda, emprego, saúde. Só iremos curar os problemas do mundo quando começarmos literalmente do básico. Não é à toa que chama de saneamento básico” – observou.
Dentro do programa, a Zero Esgoto estabeleceu uma parceria com a Águas do Rio, concessionária responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico no Estado do Rio de Janeiro, na Comunidade Tavares Bastos, localizada no bairro do Catete.
A startup está implementando um sistema modular de esgoto em 50 residências, visando impedir que o esgoto não tratado escorra pelas encostas, evitando a poluição dos rios e, por consequência, dos oceanos.
Além de atuar no Rio de Janeiro, a empresa, fundada há 13 anos no Espírito Santo, já instalou sistemas de saneamento em outros 11 estados brasileiros e está considerando convites para expandir seus serviços internacionalmente.
A tecnologia inovadora desenvolvida pela Zero Esgoto utiliza biomassa para eliminar poluentes orgânicos e inorgânicos das águas residuais.
O processo é totalmente natural e não produz lodo ou resíduos sólidos, pois os compostos são completamente degradados. Isso representa uma vantagem em relação aos sistemas convencionais, que geram lodo, necessitam de manutenção frequente e contaminam os lençóis freáticos.
O Programa BlueRio é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela consultoria de inovação aberta Beta-i Brasil, com o apoio de empresas como GALP, Oceanpact, Vibra Energia, Águas do Rio e outras relacionadas à economia marítima.
Por meio de um hub de startups, o BlueRio visa impulsionar a Economia Azul, promovendo o uso sustentável dos recursos marinhos e buscando sinergias entre o desenvolvimento econômico e a adaptação às mudanças climáticas. Inspirado em iniciativas bem-sucedidas ao redor do mundo, o Hub de inovação reúne startups com diversos perfis de inovação.
Essa parceria vai gerar muitos frutos para os parceiros do programa”
Romildo Toledo – Diretor do Parque Tecnológico
Durante o evento, o diretor do Parque Tecnológico, Romildo Toledo, destacou a importância da parceria para o ecossistema de inovação do Estado do Rio de Janeiro.
É uma grande alegria receber o Hub de Economia Azul no Parque Tecnológico da UFRJ. O Parque vem diversificando bastante suas áreas de atuação e abrindo portas para empresas de todos os segmentos. Essa parceria vai gerar muitos frutos para os parceiros do programa, para as startups participantes e para todo o Estado do Rio de Janeiro”, diz.
A primeira edição do programa concentrou-se em soluções para cinco áreas estratégicas de impacto para o território fluminense: Saneamento, Portos e Logística, Navegação, Sustentabilidade e Energia.
Na segunda edição, foram adicionadas as temáticas de Turismo, Bioeconomia e Educação Ambiental. Durante o Dia Mundial dos Oceanos, foram apresentados alguns resultados da primeira edição do BlueRio, com destaque para a startup capixaba Zero Esgoto, que, por meio de tecnologia inovadora, transforma esgoto em água limpa em apenas 6 horas, sem gerar resíduos sólidos.
O BlueRio é um programa pioneiro na América Latina, com o objetivo de promover a Economia Azul e conectar o Brasil aos hubs globais de oceanos. Em breve, o BlueRio 2.0 lançará uma chamada para que novas startups nacionais e estrangeiras se integrem ao programa.
Por Lucia Beatriz Torres – Jornalista correspondente do onPost.