18 de setembro de 2024
Vitória, ES, Brasil

Paraná: 1ª Olimpíada Nacional de Inovação, Ciência e Tecnologia

A competição é voltada para alunos do ensino fundamental e médio de todo Brasil e tem como objetivo despertar o interesse na área de inovação, ciência e tecnologia, além de identificar novos talentos.

Por Juba Paixão

As inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obitic) estão abertas, é gratuita e aborda conhecimentos específicos na área para jovens e adultos de todo o Brasil.

O objetivo é que a iniciativa ajude a despertar o interesse de jovens pelo universo da ciência e tecnologia e incentivar a busca por conhecimento na área, além de identificar novos talentos.

As inscrições são abertas para estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil e podem ser realizadas tanto pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Os interessados podem se inscrever pelo site  www.obict.com.br  ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android.

A competição é dividida em três categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; e a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens.

A 1ª Olimpíada é idealizada pela EduSpace, startup gaúcha especializada em desenvolver soluções digitais para governança e gestão de redes de ensino, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O Governo do Estado do Paraná apoia a Obitic por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

O secretário Alex Canziani destaca que esta é uma oportunidade para os jovens paranaenses e de todo Brasil ganharem reconhecimento nacional por seus projetos.

O Paraná é um celeiro quando falamos de jovens que trabalham com projetos de inovação e tecnologia. Prova disso é que recentemente tivemos uma equipe de garagem sendo vice-campeã mundial no campeonato de robótica da Lego, nos Estados Unidos”, afirma Canziani.

A Obitic será realizada em quatro etapas, sendo duas online e duas presenciais. A primeira fase conta com recursos multimídias e acontecerá até o dia 7 de julho. De 12 a 18 de agosto, os candidatos classificados farão a segunda fase, que também será digital.

A terceira fase está marcada para 21 de setembro e será presencial nos locais de aplicação a serem divulgados. A etapa final terá data e local divulgados posteriormente pela organização do evento.

O professor e cocriador de diversas Olimpíadas do Conhecimento, Daniel Lavouras, explica que a ideia da competição é engajar e envolver os jovens, independentemente do nível de conhecimento. Para isso, a prova de primeira fase foi desenvolvida para ser acessível a todos os alunos, incorporando elementos visuais e permitindo a consulta em sites de pesquisa.

A nossa principal meta é atingir aqueles alunos com baixa autoestima, que sentem que não podem ir mais longe. E para a Olimpíada ter esse poder de transformação no ambiente da escola e ser inspiradora, ela precisa ser legal e acessível”, completa.

Ao término da competição, todos os alunos participantes receberão um certificado de participação. Além disso, os vencedores serão premiados com medalhas e outros prêmios, que serão anunciados posteriormente.

Mais informações no site www.obict.com.br

Fonte: Comunicação do Governo do Estado do Paraná

Previous Article

Arquipélago de São Pedro e São Paulo: o tesouro no meio do Atlântico ganha a 3ª Estação Científica

Next Article

Tesla Model X Plaid: o carro mais tecnológico do mundo

You might be interested in …

Tratamento para Melanoma: Inovação da USP no SUS

Um avanço promissor no tratamento do câncer de pele (melanoma) vem de um pesquisador do Instituto de Física de São Carlos da USP, Dr. João Silva, e sua equipe, que desenvolveram uma nova técnica utilizando […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *