21 de novembro de 2024
Vitória, ES, Brasil

Estruturas Inteligentes para Robôs de Assistência e Monitoramento: projeto avança na Ufes

O projeto foi apresentado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem o prazo de 36 meses de execução.

Por Juba Paixão

O objetivo é desenvolver plataformas inteligentes voltadas para reabilitação e assistência, com foco em diversas necessidades, desde monitoramento remoto de atividades até auxílio à locomoção e reabilitação de membros inferiores, como sistemas vestíveis para análise de movimento, próteses robóticas, atuadores flexíveis, andador inteligente e exoesqueleto.

A parceria para realizar o projeto reúne as instituições: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST).

O Laboratório de Sensores e Tecnologia (LabSensor) avançou no projeto de Plataformas robóticas inteligentes com dispositivos fotônicos integrados para monitoramento, reabilitação e auxílio à locomoção. Porém, para atingir o objetivo final, o projeto precisa atender a três cenários distintos:

  1. Monitoramento Remoto de Atividades: Destinado a indivíduos independentes, porém com necessidade de monitoramento constante para intervenções ou prevenção de acidentes. Aqui, são propostos sistemas inteligentes de baixo custo, utilizando redes de sensores em fibra óptica, para o acompanhamento das atividades dos pacientes;
  • Reabilitação de Membros Inferiores: Focado em pessoas que podem recuperar suas capacidades motoras com sessões de reabilitação. Uma plataforma robótica é proposta, integrando sensores na estrutura para monitoramento contínuo da interação usuário-robô.
  • Tecnologias Assistivas: Para indivíduos com perda parcial de capacidade motora, são propostos sistemas robóticos flexíveis, utilizando estruturas multifuncionais que também funcionam como sensores.

Unimos os agentes parceiros promotores da tecnologia e inovação para alcançar mais esta conquista”

Armando Biondo Filho – Professor doutor superintendente da Fest

O professor doutor Armando Biondo Filho, superintendente da Fest, ressalta que as novas tecnologias alcançadas pela comunidade cientista estão mudando o mundo.

O Espírito Santo acompanha os investimentos mundiais e trabalha com os cientistas e pesquisadores tecnologias que possam facilitar a vida das pessoas ou permitir que deficientes possam se locomover, realizar tarefas caseiras ou mesmo funcionais. Unimos os agentes parceiros promotores da tecnologia e inovação para alcançar mais esta conquista*_”, explica o professor doutor Armando.

A equipe do projeto destaca que os desafios passam pelos dispositivos robóticos para reabilitação e assistência à locomoção dependem fortemente de sistemas de sensores.

A aposta é o uso de sensores baseados em fibras ópticas devido às suas vantagens em termos de peso, estabilidade e imunidade a interferências eletromagnéticas.

Além disso, o projeto abrange o desenvolvimento de materiais compósitos multifuncionais para estruturas flexíveis, visando integrar transmissão de sinais ópticos e funções estruturais nos robôs assistivos.

A expectativa é que esses sistemas sejam mais eficazes e acessíveis para reabilitação e assistência. O resultado é a melhorara significativa da qualidade de vida dos pacientes.

A integração de tecnologias como redes de sensores, sistemas de controle e materiais avançados promete tornar realidade uma nova geração de dispositivos de assistência mais adaptáveis, eficientes e acessíveis.

Fonte: Comunicação Institucional da Fest

Previous Article

Desafios da Segurança Digital nos Bancos: protegendo o futuro financeiro

Next Article

O Futuro do Cinema: roteiros caórdicos e a tradição de desafiar a cronologia

You might be interested in …

The 9 Best Headphones for Music Lovers to Buy in 2021

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *