21 de novembro de 2024
Vitória, ES, Brasil

IASES: Economia Criativa é usada como medida socioeducativa com o apoio do Senac-ES

O objetivo é implementar uma iniciativa inovadora, utilizando a Economia Criativa como ferramenta de política de estado para promover medidas socioeducativas. 

Por Juba Paixão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES) assinaram, no dia 17 de julho, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, um acordo de cooperação para promover qualificação profissional, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), para os jovens e adolescentes atendidos pelo instituto. 

O documento prevê a disponibilização de 420 vagas gratuitas em cursos ao longo de quatro anos de parceria. As vagas serão distribuídas anualmente em dois grupos: 45 vagas anuais, para realização das turmas dentro das Unidades de Internação do IASES e 60 vagas anuais, para os jovens e adolescentes egressos do cumprimento de medida socioeducativa, totalizando 105 vagas por ano. A primeira oferta contempla os cursos de fotografia e produção cinematográfica digital.  

Além das atividades relacionadas à Economia Criativa, o IASES também oferecerá, dentro das 420 vagas previstas, cursos de barbeiro, uma medida que, embora não faça parte da Economia Criativa, visa capacitar os jovens em habilidades práticas e altamente demandadas no mercado de trabalho.  

Esta formação adicional complementa o programa, ampliando as oportunidades de reintegração social e profissional para os participantes. 
 

A Economia Criativa é um setor da economia que abrange indústrias baseadas na criatividade, cultura e inovação, incluindo as artes visuais, música, cinema, design, moda e tecnologia da informação.

Esse campo oferece uma abordagem eficaz para políticas de estado, estimulando o desenvolvimento econômico sustentável e a inclusão social. 

O Ser Senac apresenta programas e projetos sociais que vem transformando a vida dos capixabas. São iniciativas que desenvolvemos e executamos com o auxílio dos parceiros. Agora, chegou o momento de abraçar mais uma parceria que vai beneficiar a população em curto, médio e longo prazo, especialmente a juventude que precisa de mais oportunidades e incentivos”, afirmou o Gerente de Desenvolvimento Educacional e Social do Senac-ES, Romulo Gomes. 

Acreditamos que a educação profissional é uma ferramenta poderosa no processo de transformação de vidas e abertura de novas oportunidades. O acordo assinado vai permitir que muitos jovens tenham acesso a uma formação de qualidade, o que é fundamental para sua reintegração na sociedade”, ressaltou a Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra. 

Ao integrar essas iniciativas nas medidas socioeducativas, o IASES busca não apenas reabilitar jovens em conflito com a lei, mas também capacitá-los para que possam contribuir positivamente para a sociedade. Através de oficinas de fotografia e produção cinematográfica, bem como do curso de barbeiro, os participantes têm a chance de aprender novas habilidades, expressar-se criativamente e explorar potenciais carreiras nas indústrias criativas e tradicionais. 
 
A cerimônia de assinatura do termo de colaboração contou com a presença do Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel; a Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra; o Gerente de Desenvolvimento Educacional e Social do Senac-ES, Romulo Gomes; a Coordenadora de Educação Profissional, Ana Cláudia Braga Schmittid; e o Diretor Geral do IASES, Fabio Modesto de Amorim Filho. 


Programa Senac de Gratuidade (PSG)
 
Destinado a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, o programa foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que enfrentam dificuldades em ter acesso a cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e a empregabilidade de jovens e adultos. 

Fonte: Comunicação Institucional do Senac-ES 

Previous Article

Governo abre novo edital para desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores 

Next Article

O Futuro dos Estádios: a tecnologia da Arena MRV impressiona o bicampeão mundial Cafu

You might be interested in …

Falcons’ new $1.5 billion stadium has a leaking roof

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

Exoesqueleto: Com o apoio da Fapes, o projeto avança na Ufes

O exoesqueleto, desenvolvido com base em tecnologia de robótica suave, tem como objetivo primordial oferecer suporte em atividades que demandam esforço físico repetitivo, mitigando assim o risco de lesões musculoesqueléticas Com o apoio da Fundação […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *