Serão R$ 80 milhões investidos nos próximos três anos em programas de capacitação voltados para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte nesse segmento.
Por Juba Paixão
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) reuniu jornalistas de todo o estado do Espírito Santo para apresentar estratégias de investimento visando à transformação dos territórios capixabas, por meio do potencial turístico.
Realizado nesta quarta-feira, dia 31, no Ilha Buffet, em Vitória, o evento teve como objetivo destacar a importância da divulgação dos índices do Relatório de Dados do Segmento de Turismo do Sebrae-ES, atualizado em 2024.
O Sebrae-ES apresentou números significativos que demonstram a relevância dos pequenos negócios para a atividade turística no estado. Das 59.824 empresas ativas no setor, 74,68% são microempreendedores individuais e 20,7% são microempresas. Em termos de ocupação, 80% das pessoas empregadas no setor trabalham em micro e pequenas empresas.
Apesar do crescimento de empreendimentos ligados ao turismo, como bares, restaurantes, artesanatos, hotéis e agências de viagens, o índice de volume das atividades turísticas caiu 7,3% entre o primeiro trimestre de 2020 e o quarto trimestre de 2023.
“0s empreendedores da cadeia do turismo no estado estão recebendo atenção especial do Sebrae-ES”
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae-ES, destacou a estratégia de explorar o potencial dos municípios capixabas através da regionalidade, incluindo arte, cultura, culinária e religiosidade.
“A partir deste ano, os empreendedores da cadeia do turismo no estado estão recebendo atenção especial do Sebrae-ES, com 40% do atendimento presencial destinado a esses negócios. Estamos investindo muito porque acreditamos que o turismo tem um enorme potencial para se transformar em uma das principais matrizes econômicas do estado”, ressaltou Pedro Rigo.
O relatório aponta a região metropolitana como a área com o maior número de empreendimentos do setor turístico, com 29.895 negócios, sendo 70% deles relacionados à alimentação.
Rigo enfatizou a importância de oferecer aos turistas experiências autênticas e ricas em sabores e culturas regionais, através de investimentos em valores regionais, infraestrutura turística, capacitação profissional e inovação e tecnológica.
Temos uma área de relacionamento com o cliente que possui uma equipe competente trabalhando no relacionamento digital com os empreendedores. É um movimento de tecnologia e inovação em todos os setores. O Sebrae vai atingir quase 1 milhão de atendimentos em 2024, com uma boa parte deles sendo realizados através de plataformas digitais: são vários cursos EAD e até planos de negócios”, concluiu Pedro Rigo.
O Sebrae também destaca iguarias capixabas que fazem sucesso, como cafés especiais, a moqueca, cervejas artesanais, comida “caipira”, entre outras especiarias regionais que podem impulsionar ainda mais o turismo capixaba.
Confira o estudo completo com os dados do Relatório de Dados do Segmento de Turismo no site do Sebrae-ES aqui.
Fonte: Comunicação Institucional do Sebrae-ES