6 de outubro de 2024
Vitória, ES, Brasil

Design e Inovação Social: o poder da Economia Criativa no Território do Bem

O projeto que ajuda comércios do Território do Bem, bairros com alto índice de violência, teve apoio do Edital Universal de Extensão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Projeto apoiado pela Fapes realizou reformas nas fachadas dos comércios da região do Território do bem para fomentá-los. A iniciativa é uma parceria entre a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Ateliê de Ideias e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Coordenados pelo professor de Design da Informação, Mauro Pinheiro Rodrigues e pelos subcoordenadores Katia Miller e Ricardo Esteves, os estudantes voluntários e estudantes da disciplina participativa conseguiram reformar 15 fachadas. O projeto tem apoio do Edital Universal de Extensão.    

O trabalho teve início em 2022 e contava apenas com estudantes voluntários, mas em 2023 o projeto Design em parceria no Território do Bem fez parte da disciplina de Projeto Integrado à Comunidade (PIC), da grade curricular do curso de Design, integrando estudantes da disciplina no projeto. Segundo o coordenador Mauro Rodrigues, o plano foi desenvolvido para potencializar a comunicação dos empreendedores locais com o público externo. As fachadas foram reformadas como forma de atrair visitantes, tendo em vista a instauração da Rota de Turismo do bairro de São Benedito, em Vitória.

O professor conta que inicialmente a proposta revitalizaria as fachadas localizadas ao longo da na rota de turismo de São Benedito, pontos não constituintes do roteiro de visitação da rota, mas se ampliou para outros locais como o Jaburu no circuito verde, uma iniciativa que pretende se tornar uma rota de turismo comunitário.  “Em São Benedito foram reformadas três fachadas de comércios: Distribuidora Du’s Faixa, Vendinha da Cica, e Jacy Informática. Já em Jaburu foram oito: Bar do Chacrinha, De Tudo um Pouco (Vendinha da D. Maria), Bar do Carlão, Bar Santo Antônio Baiano, Salão do Adrianin, Mercearia da Nete, Barbearia do Dyu Dyu e Padaria Real, além de uma fachada para o Mirante do Jaburu”, explicou Rodrigues.

Além de destacar a importância do edital da Fapes para o projeto.  Ele conta que conseguiu o apoio da Fapes em 2023 por meio do Edital de Extensão, o que foi fundamental para a realização do projeto.

O edital foi muito importante para a expansão do projeto. Com a verba do edital conseguimos comprar equipamentos, material de pintura, pagar prestadores de serviço que nos auxiliaram com reparos em algumas das fachadas que estavam com problemas. Sem o Edital, dificilmente teríamos conseguido executar 15 fachadas ao longo de todo o projeto”, disse o professor Rodrigues, destacando ainda que com o edital conseguiram ajuda de bolsistas que foram essenciais para a organização, registro e divulgação do trabalho.

O projeto Design em parceria no Território do Bem participou do chamamento público Universal de Extensão onde recebeu um aporte financeiro de R$49.998 mil para ser realizado.

Para Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes, é gratificante ver resultados do investimento público como deste projeto de extensão no Território do Bem.

O Edital Universal de Extensão foi lançado de forma inédita e é uma ótima oportunidade para que o conhecimento gerado na academia nas diferentes áreas do conhecimento seja aplicado no atendimento de demandas reais da sociedade ”, afirmou Varejão.

Território do bem:

O Território do Bem, onde o trabalho foi realizado, é um conjunto de bairros que engloba: Itararé, Bonfim, São Benedito, Consolação, Jaburu, Engenharia, Floresta, Gurigica e Bairro da Penha, em Vitória. Foi definido dessa forma depois que as lideranças comunitárias desses bairros se uniram para mudar a imagem de violência dessas regiões.  

O que é Edital Universal de Extensão:

É uma chamada pública para seleção de projetos de extensão, em diferentes áreas de conhecimento que visa apoiar financeiramente os projetos de extensão, promover a formação de recursos humanos, estimular a interação da comunidade acadêmica com a sociedade além de possibilitar novos meios e processos de produção, inovação e disponibilização de conhecimentos.

No presente edital recebeu um investimento de R$ 4 milhões oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), para apoiar os projetos contemplados, que foram ao todo 104.

Fonte: Comunicação Institucional da Fapes

Previous Article

IA na Gestão Pública: Inovação indica novos caminhos no combate à corrupção

Next Article

Tecnologia e Inclusão: oportunidades transformadoras para pessoas com deficiência

You might be interested in …

O futuro das empresas com a inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um conceito distante; tornou-se uma realidade palpável que está transformando o mundo dos negócios Essa revolução vem abrindo portas para uma era de eficiência, inovação e otimização sem […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *