21 de dezembro de 2024
Vitória, ES, Brasil

Terras do Brasil: o papel da Ufes e Fest na modernização da gestão fundiária

A plataforma on-line Terras do Brasil, criada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com o apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest), foi lançada oficialmente durante o I Encontro Técnico dos Órgãos de Terras Estaduais da Amazônia Legal e o Encontro Nacional dos Órgãos de Terra Estaduais.

Por redação onPost

O evento ocorreu entre os dias 9 e 11 de dezembro, em Belém (PA), e marcou um passo significativo na modernização do processo de regularização fundiária rural no Brasil.

Desenvolvida em parceria com o Governo Federal e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), a iniciativa promete integrar informações e otimizar a gestão de terras públicas e privadas em nível nacional. A plataforma oferece mapas interativos para identificação de propriedades, gráficos estatísticos e painéis de transparência, facilitando a formulação de políticas públicas e promovendo eficiência administrativa e segurança jurídica.

O sistema também é integrado com as bases de dados do Incra e outros órgãos federais, o que garante maior agilidade e confiabilidade no gerenciamento territorial.

Avanço na regularização fundiária

O professor Geraldo Sisquini, do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes e coordenador do projeto, destacou a relevância e os desafios enfrentados na criação da plataforma.

Foi um desafio imenso, mas também uma grande oportunidade de colaborar com o futuro da regularização fundiária no país. Essa ferramenta une dados e soluções para atender às necessidades do Brasil, promovendo eficiência e segurança para agricultores familiares, comunidades tradicionais e povos indígenas”, afirmou.

A gerente de Projetos da Fest, Patrícia Bourguignon, reforçou o impacto transformador da plataforma:

O Terras do Brasil é um exemplo de como a tecnologia e a ciência podem transformar políticas públicas, trazendo inclusão social, sustentabilidade e segurança jurídica para as populações mais vulneráveis. A Fest se orgulha de ter apoiado e gerenciado o desenvolvimento dessa ferramenta inovadora”.

Governança territorial e sustentabilidade

Com foco na destinação de terras públicas para atividades como agricultura familiar, extrativismo, apoio a comunidades tradicionais, concessões florestais e criação de unidades de conservação, a plataforma Terras do Brasil também serve como suporte para o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Além disso, ela fortalece os esforços da Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária, que já destinou mais de 6,6 milhões de hectares na Amazônia Legal.

O desenvolvimento da plataforma Terras do Brasil é mais um exemplo da união entre ciência, tecnologia, inovação e gestão pública para enfrentar os desafios do Brasil”, enfatizou Sisquini, destacando a importância da cooperação entre instituições públicas e privadas para o sucesso do projeto.

A Fest

A Fundação atua como um dos principais agentes de fomento à inovação no Espírito Santo. Com foco em conectar instituições públicas e privadas, a Fest apoia projetos que promovem o desenvolvimento sustentável, a transformação digital e a modernização de processos em diversas áreas, como agricultura, indústria e gestão pública.

Sua missão é impulsionar iniciativas tecnológicas que gerem impacto positivo na sociedade, fortalecendo o ecossistema de inovação capixaba e contribuindo para o progresso econômico e social do estado.

Fontes:

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest)

Instituto de Terras do Pará (Iterpa)

Governo Federal

Previous Article

Nossa Bolsa 2025: Governo do Estado divulga edital de seleção com 1 mil bolsas para graduação

Next Article

Google Willow: o chip quântico que pode salvar a terra de um colapso

You might be interested in …

The 9 Best Drawing Tablets to Buy in 2017

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *