5 de dezembro de 2025
Vitória, ES, Brasil

Avanço na Ciência: Butantan desenvolve vacina contra dengue, 1ª do mundo em dose única

O Instituto Butantan anunciou um marco na saúde pública global ao concluir a entrega de todos os documentos necessários para o registro de sua vacina contra a dengue, a Butantan-DV, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por Juba Paixão

Fotos: Andrey Ricoy

O jornal onPost acompanhou as entrevistas sobre o avanço da vacina e as expectativas em torno de sua aprovação. Caso aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue, oferecendo proteção duradoura, eficácia de 79,6% contra casos sintomáticos e 89% contra casos graves e com sinais de alarme, conforme dados divulgados em renomadas publicações científicas como o New England Journal of Medicine e a The Lancet Infectious Diseases.

Com mais de 390 milhões de pessoas infectadas pela dengue anualmente no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença segue como um dos principais desafios para a saúde pública.

No Brasil, o primeiro mês de 2025 já trouxe números alarmantes de casos, que sobrecarregam o sistema de saúde e reforçam a urgência de soluções efetivas para o controle da doença.

O processo de submissão e os avanços no registro

Para acelerar a aprovação, o Butantan utilizou o procedimento de submissão contínua, que permite o envio de documentos à medida que são gerados. Esse método foi fundamental para agilizar o processo. Gustavo Mendes, diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos do Butantan, detalhou o envio em três pacotes:

  • Primeiro pacote: informações sobre a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), testes de controle de qualidade e dados iniciais de estudos clínicos realizados desde 2016.
  • Segundo pacote: dados complementares de segurança e eficácia.
  • Terceiro pacote: detalhes sobre o produto final, incluindo formulação, envase e requisitos de qualidade.

A fábrica da vacina, localizada no Centro Bioindustrial do Butantan, foi inspecionada pela Anvisa e já possui o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF).

A submissão contínua reduz o tempo total de análise, permitindo que a agência avalie os documentos por etapas. Isso nos dá confiança em uma aprovação mais célere”, explicou Gustavo Mendes.

Potencial de distribuição e impacto no SUS

Após a aprovação, o Butantan planeja produzir e entregar cerca de 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde nos próximos três anos. No entanto, a disponibilização para a população ainda depende de etapas regulatórias, como a definição de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e a análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

A análise da CONITEC avaliará os benefícios da vacina, como a redução de internações, absenteísmo e o impacto tecnológico no sistema público de saúde.

Estamos confiantes nos resultados que virão e acreditamos no impacto transformador dessa vacina para o Brasil e para o mundo”, afirmou Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.

Um marco para a ciência brasileira

Além dos números expressivos, a vacina representa um avanço significativo para a ciência brasileira e um exemplo de inovação desenvolvida localmente.

Que o Instituto Butantan possa contribuir com a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil”, destacou Kallás.

A dengue, que afeta milhões de pessoas todos os anos, agora poderá ser combatida com uma solução inovadora, reafirmando o protagonismo do país no cenário internacional e o compromisso do Butantan com a saúde pública.

Fontes:

Comunicação do Instituto Butantan

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Publicações no New England Journal of Medicine e The Lancet Infectious Diseases

Ministério da Saúde

Previous Article

Bandes reforça governança a partir de parceria com a Standard & Poor’s

Next Article

Revolução Tecnológica: Microsoft e DIO aceleram o futuro com 75 mil bolsas em Inteligência Artificial

You might be interested in …

Inovação: Espírito Santo planeja o amanhã

Os meses de novembro e dezembro foram marcados por intensa interação no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Espírito Santo. Por redação onPost Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do Estado, a […]

Startup: O que é e quais os caminhos para o sucesso?

Uma startup é uma empresa emergente, geralmente de base tecnológica, que busca desenvolver um modelo de negócios inovador para solucionar um problema específico no mercado, ou mesmo, um novo produto ou solução tecnológica que atenda […]

Nossa Bolsa 2025: inscrições prorrogadas

O programa oferece 1 mil vagas para 40 opções de cursos superior em diversas faculdades particulares no Espírito Santo. Os interessados que ainda não se inscreveram para disputar entre as 1 mil vagas do Nossa […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *