Pesquisa Brasileira na Antártica: Fest firma mais uma parceria histórica com a Marinha do Brasil
A Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) deu mais um passo histórico no avanço da pesquisa brasileira na Antártica.
Por Juba Paixão
No dia 18 de março, em Brasília, foi firmado um compromisso estratégico com a Marinha do Brasil, fortalecendo o protagonismo do Espírito Santo na produção de conhecimento e inovação científica em um dos ambientes mais desafiadores do planeta.
A cerimônia contou com a presença do reitor da Ufes, Dr. Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro; do superintendente da Fest, Armando Biondo Filho; da gerente de projetos da Fest, Patrícia Bourguignon; e do secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, da Marinha do Brasil.
O novo projeto, conduzido pela Fest, tem como foco o suporte logístico e o fornecimento de insumos essenciais para a manutenção da Estação Antártica Comandante Ferraz.
A parceria com a Marinha do Brasil e a Ufes reforça o papel estratégico da fundação e da universidade na gestão de projetos de grande escala, consolidando-as como referências nacionais no apoio à pesquisa e à inovação.
Durante a cerimônia, a gerente de projetos da Fest, Patrícia Bourguignon, enfatizou o impacto da conquista para a universidade e a comunidade científica do Espírito Santo.
A entrada da Fest no PROANTAR representa um avanço significativo para a pesquisa brasileira na Antártica. Isso abre para a Ufes e seus pesquisadores novas fronteiras do conhecimento, permitindo que a produção científica capixaba ultrapasse barreiras nacionais e tenha reconhecimento internacional.”
Patrícia também destacou o orgulho da instituição em integrar um programa de tamanha importância.
O PROANTAR fortalece a ciência brasileira e amplia oportunidades para os pesquisadores do Espírito Santo. Nosso compromisso é garantir excelência e eficiência na execução desse projeto, contribuindo para descobertas que impactam o mundo”, explicou Patrícia.
O superintendente da Fest, Armando Biondo Filho, celebrou o significado da parceria para a fundação e para o Estado.
Hoje não apenas assinamos um documento, mas consolidamos o compromisso do Espírito Santo com a ciência de ponta. Essa parceria reforça nossa atuação no desenvolvimento tecnológico e científico, colocando a Ufes e a Fest no centro das grandes pesquisas nacionais”, destacou.
Armando lembra do momento de grande simbolismo, enquanto o acordo era firmado em Brasília, a bandeira do Espírito Santo era hasteada na Antártica, evidenciando a presença e o comprometimento do estado com a pesquisa no continente gelado.
Essa conquista reafirma o papel da Fest e da Ufes no avanço da ciência brasileira. A fundação segue com o objetivo de fortalecer sua atuação: contribuir para pesquisas de impacto global e consolidar-se como peça-chave no suporte à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.
Durante o “Dezembro Laranja”, a campanha nacional de prevenção ao câncer de pele reforça a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados para combater a doença mais comum entre os brasileiros. No Espírito Santo, o […]
O Parque Realengo Susana Naspolini tem mais de 3.700 árvores plantadas em uma área de 76 mil metros quadrados para combater as enchentes e amenizar o calor. O projeto é inspirado no Gardens By The […]
A produção de carne está passando por uma verdadeira revolução tecnológica. Cientistas ao redor do mundo estão desenvolvendo métodos inovadores para criar carne a partir de células animais ou ingredientes vegetais utilizando impressoras 3D. Por […]