O Senac Espírito Santo conquistou o 3º lugar na categoria Inova do Programa de Reconhecimento do Departamento Nacional do Senac, com o programa de inovação Inspira+ Senac.
A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (15), no Rio de Janeiro, reunindo representantes dos Departamentos Regionais da instituição.
Representando o Espírito Santo no evento, o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, e o vice-presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, José Carlos Bergamin, participaram da solenidade e receberam o troféu da premiação em uma noite especial, que celebrou os esforços e a dedicação dos profissionais capixabas que atuam todos os dias para transformar vidas por meio da educação profissional inovadora.
Criado para valorizar boas práticas e impulsionar os resultados do Senac em todo o Brasil, o Programa de Reconhecimento destaca iniciativas que se alinham às metas nacionais de gratuidade, inovação, atendimento corporativo e legado educacional. O Inspira+ Senac se destacou por promover a inovação com foco no capital humano, incentivando soluções criativas que impactam diretamente alunos e profissionais do ecossistema de
inovação capixaba.
O Inspira+ Senac
O programa capixaba se estrutura em três eixos: Inspira+ Tec, voltado para a inclusão digital; Inspira+ Respira, com foco no bem-estar; e Inspira+ Conexão, que promove a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento. A proposta é transformar a aplicação do saber dentro das unidades do Senac no Espírito Santo, conectando tecnologia, criatividade e impacto social.

Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, incentivando uma cultura de inovação que nasce das pessoas e retorna para elas, por meio da educação. O Inspira+ é uma construção coletiva, que tem o propósito de transformar realidades e ampliar oportunidades em nosso estado”, destacou Richardson Schmittel, Diretor Regional do Senac-ES.
Além do reconhecimento com o Inspira+, o Senac-ES também foi finalista na categoria Legado com o projeto Ao som das flores, que promove dignidade, inclusão e empregabilidade de pessoas surdas na ocupação de florista. Embora não tenha sido premiada, a iniciativa foi destacada por sua contribuição à qualificação profissional com foco na acessibilidade e na transformação social.
Confiram os vencedores de cada categoria:
Impacta:
1º lugar: DR Piauí
2º lugar: DR Amazonas
3º lugar: DR Ceará
Transforma:
1º lugar: DR Piauí
2º lugar: DR Bahia
3º lugar: DR Ceará
Inova:
1º lugar: DR Pernambuco
2º lugar: DR Rio Grande do Norte
3º lugar: DR Espírito Santo
Acelera:
1º lugar: DR Santa Catarina
2º lugar: DR Paraná
3º lugar: DR Rio Grande do Norte
Legado:
1º lugar: DR Mato Grosso do Sul
2º lugar: DR Pernambuco
3º lugar: DR Rio Grande do Norte
Fonte: Comunicação Institucional do Senac-ES