15 de setembro de 2025
Vitória, ES, Brasil

Super-Terra Descoberta: Kepler-442b surpreende a ciência com índice de habitabilidade maior que o da Terra

O exoplaneta está fora do nosso Sistema Solar que, segundo alguns critérios científicos, pode ser até mais habitável do que a própria Terra.

Por Juba Paixão

Este é o Kepler-442b, um exoplaneta rochoso localizado a cerca de 1.206 anos-luz de distância, na constelação de Lyra. Foi descoberto pela missão Kepler da NASA, o Kepler-442b é classificado como uma “super-Terra”, com aproximadamente 1,34 vezes o raio do nosso planeta e uma massa estimada em 2,36 vezes a terrestre. Ele orbita uma estrela anã-laranja do tipo K, que é mais fria e estável do que o nosso Sol, completando uma volta ao redor dela a cada 112 dias.

O grande destaque desse exoplaneta está em sua localização dentro da chamada zona habitável, a região ao redor de uma estrela onde as condições podem permitir a existência de água líquida na superfície, um dos principais requisitos para a vida como conhecemos.

Veja os comparativos no vídeo aqui

Mais habitável

De acordo com estudos que utilizam o Índice de Similaridade com a Terra (ESI) — uma métrica que leva em consideração fatores como tamanho, composição, temperatura, distância da estrela e exposição à radiação, Kepler-442b obteve uma pontuação de 0,836, enquanto a Terra, por definição, tem 0,829.

Esse resultado surpreendente indica que, teoricamente, Kepler-442b pode apresentar condições mais estáveis e favoráveis para a habitabilidade do que o nosso próprio planeta.

Contudo, os cientistas ainda não sabem se Kepler-442b possui uma atmosfera, fator crucial para regular temperatura, proteger contra radiações e, claro, possibilitar a vida. Mesmo assim, os dados disponíveis o colocam como um dos exoplanetas mais promissores na busca por mundos semelhantes à Terra.

A busca continua

A descoberta de planetas como Kepler-442b revela que a Terra pode não ser o único, nem o mais perfeito, lar possível no universo. Isso não apenas amplia nossa visão sobre o cosmos, mas também reforça a importância das missões espaciais e da exploração científica na busca por respostas sobre nossa própria existência.

O universo, imenso e misterioso, talvez abrigue mais de um “lar azul”.

Fontes:

NASA – science.nasa.gov

Space.com – “Kepler-442b: Alien Planet More Habitable Than Earth?”

Exoplanet Exploration – NASA – exoplanets.nasa.gov

Previous Article

ESX 2025 abre inscrições e reforça a tecnologia como força transformadora da sociedade

Next Article

Inteligência, Inovação e Superação: Vitória capixaba na Robótica Global

You might be interested in …

The 9 Best Drawing Tablets to Buy in 2017

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *