29 de novembro de 2025
Vitória, ES, Brasil

Ufes: raízes na lama e olhos no futuro, projeto vence prêmio ambiental

Iniciativa reconhece a restauração de ecossistemas essenciais para o equilíbrio climático e a qualidade de vida de comunidades tradicionais.

Por Juba Paixão

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest) conquistaram o primeiro lugar nacional na categoria Filantropia, Ensino e ONGs do Prêmio Consciência Ambiental Immensitá 2025. A premiação, realizada na noite da terça-feira (3), em São Paulo, reconhece iniciativas com impacto ambiental transformador em seus setores de atuação.

O projeto vencedor, Manutenção do Estoque Natural: Experiências Compartilhadas com a Comunidade Extrativista (Enec), é desenvolvido desde janeiro de 2024 no município de Aracruz e tem como foco a restauração dos manguezais mortos nas bacias dos rios Piraquê-Mirim e Piraquê-Açu. A iniciativa surgiu após eventos climáticos extremos, como a forte chuva de granizo que devastou cerca de 600 hectares do ecossistema, comprometendo a produção de bens e serviços ambientais vitais para as comunidades locais.

Coordenado pela professora Mônica Tognella, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus, o Enec integra ciência, saber tradicional e governança participativa. Segundo a pesquisadora, mais de 200 hectares já estão em processo ativo de recuperação, com protagonismo de pescadores artesanais, marisqueiras, catadores de caranguejo e povos indígenas.

Este projeto envolveu a sociedade nos processos de conservação ambiental e de pertencimento local. A comunidade entendeu a importância dos seus recursos naturais e reconheceu que pode ser protagonista na sua preservação”, afirmou Tognella.

A relevância da ação também se justifica pela importância ecológica da região.

Pesquisas conduzidas pelo saudoso biólogo e ambientalista André Ruschi, referência nos estudos sobre os ecossistemas costeiros capixabas, identificaram que a área de Santa Cruz abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, sendo considerada um verdadeiro berçário da vida marinha e terrestre. A degradação desses manguezais, portanto, representa um impacto que ultrapassa fronteiras locais.

Durante a cerimônia, o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, destacou a atuação da universidade em parceria com órgãos ambientais como ICMBio, Ministério do Meio Ambiente e a CIRM.

O prêmio mostra que estamos no caminho certo. A ciência, quando conectada à sociedade, torna-se um instrumento de transformação e equilíbrio”, afirmou.

O superintendente da Fest, Armando Biondo Filho, celebrou o reconhecimento nacional:

Esta conquista é coletiva. É fruto de um caminho construído com base na escuta e na ação conjunta entre cientistas e comunidades. A ciência precisa andar de mãos dadas com o conhecimento tradicional para que possamos enfrentar os desafios ambientais do nosso tempo”.

Além da restauração física da vegetação, o projeto também inclui o monitoramento da batimetria, do fluxo de água doce e da salinidade das bacias. Os dados obtidos têm ajudado a identificar as causas da morte do manguezal e a definir estratégias eficientes de manejo.

O projeto Enec foi selecionado por meio de edital do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio) e conta com apoio institucional da Ufes, da Fest e de entidades locais e federais ligadas à preservação ambiental.


Fontes:
– Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
– Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest)
– Projeto Enec
– Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio)
– Pesquisa de André Rusch (in memoriam)

Previous Article

Aceleração Digital: Funses 1 abre inscrições para nova rodada

Next Article

Ciência comprova efeitos do ácido hialurônico na pele: firmeza, hidratação e inovação em foco

You might be interested in …

Startup: O que é e quais os caminhos para o sucesso?

Uma startup é uma empresa emergente, geralmente de base tecnológica, que busca desenvolver um modelo de negócios inovador para solucionar um problema específico no mercado, ou mesmo, um novo produto ou solução tecnológica que atenda […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *