23 de novembro de 2024
Vitória, ES, Brasil

Ciência e Pesquisa: Ufes pode atuar no Programa Antártico Brasileiro

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebeu, na última sexta-feira (25), o contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) e membro da Marinha.

Por Juba Paixão

Durante a visita, ele conheceu a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest) e os laboratórios da Ufes que realizam projetos voltados à pesquisa científica e conservação ambiental, como o de Intemperismo (no LabPetro), o de Oceanografia e o de Planejamento e Projetos.

No encontro com o reitor Eustaquio de Castro e a vice-reitora Sonia Lopes, foram discutidas possibilidades de parceria no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), um dos mais antigos programas de pesquisa da Marinha na Antártica, com 42 anos de atuação.

A inclusão da Ufes no Proantar permitiria à instituição ampliar suas frentes de pesquisa e participar ativamente de projetos voltados ao estudo e preservação ambiental no continente antártico.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Planejamento, Cristina Engel, o superintendente da Fest, Armando Biondo Filho, a gerente de projetos da Fest, Patrícia Bourguignon, o procurador-geral Francisco Vieira Lima Neto, o assessor de relações interinstitucionais Gustavo Cardoso, e o professor Cleocir Dalmaschio, do Departamento de Química e membro do LabPetro.

Expansão científica e técnica

Para o reitor da Ufes, a aproximação com a Marinha representa uma oportunidade para fortalecer a pesquisa, inovação e extensão universitária.

Essa parceria traz grandes possibilidades de expandirmos nossas atividades em diversas áreas. É uma oportunidade de crescimento para a Ufes”, destacou o reitor.

Cristina Engel, pró-reitora de Planejamento, ressaltou o potencial da universidade em contribuir com as demandas da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM).

A visita do Almirante foi essencial para ele conhecer nossa estrutura e também entender como podemos atender às necessidades interministeriais da CIRM”, comentou Engel.

O contra-almirante Jaques Ferreira destacou a importância das pesquisas realizadas pelo LabPetro no campo de petróleo e mitigação de acidentes ambientais.

Essas pesquisas são fundamentais para garantir um desenvolvimento econômico sustentável, tanto em bacias petrolíferas já exploradas quanto nas potenciais”, enfatizou o secretário da Secirm.

Cooperação em biodiversidade

Além das discussões sobre o Proantar, a Ufes já mantém colaboração com a CIRM em outro projeto ambiental significativo: a construção de uma terceira estação científica no Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Esta iniciativa, que também contará com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi formalizada em maio deste ano, com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, em Brasília.

Fontes: UfesSecirmPrograma Antártico Brasileiro – Proantar.

Previous Article

Cientistas Revelam: mais da metade dos casos de demência na América Latina podem ser prevenidos

Next Article

Fest e ICMBio mapeiam reservas extrativistas na Amazônia

You might be interested in …

Tratamento para Melanoma: Inovação da USP no SUS

Um avanço promissor no tratamento do câncer de pele (melanoma) vem de um pesquisador do Instituto de Física de São Carlos da USP, Dr. João Silva, e sua equipe, que desenvolveram uma nova técnica utilizando […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *