5 de fevereiro de 2025
Vitória, ES, Brasil

Startup Hunter: reconhecimento nacional impulsiona o Espírito Santo

O prêmio Startup Hunter foi concedido pela Anjos do Brasil ao diretor de startups da Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on), Denis Carvalho, pelo maior número de indicações de startups capixabas à instituição.

Por Juba Paixão

O evento da Anjos do Brasil, “Os Melhores de 2024”, aconteceu na última segunda-feira (9), em São Paulo, e premiou quatro categorias:

Investidor Serial: maior quantidade de investimentos;

Líder Serial: líder com o maior número de rodadas fechadas;

Líder da Maior Rodada: investidor líder da maior rodada;

Startup Hunter: membro com mais indicações de startups selecionadas para o encontro.

A parceria firmada em março de 2023 entre a Act!on e a Anjos do Brasil marcou a criação do núcleo regional Espírito Santo, representado pelos diretores da Act!on, Daniel Arrais, responsável pelos investidores, e Denis Ferrari, responsável pelas startups.

Hoje, a estrutura criada oferece um mix de aceleração e aporte smart money (dinheiro inteligente), além de treinamento para investidores e mentores.

Outro instrumento de fomento às startups foi a criação de um veículo de investimento para as empresas.

Denis Ferrari destaca a importância de colocar as empresas do Espírito Santo no radar dos investidores brasileiros. Ele lembra que, das 26 startups investidas por ano por meio da Anjos do Brasil, o núcleo Espírito Santo teve duas indicações concretizadas: Fisarmonica, um aplicativo voltado ao aprendizado musical, e Takeati, uma plataforma criada para resolver problemas enfrentados por donos de restaurantes. Vale ressaltar que a disputa foi com grandes centros tecnológicos, como São Paulo e Santa Catarina.

É muito importante a Act!on colocar o estado no mapa do mercado de capital nacional. A Anjos do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos, com know-how e resultados inquestionáveis. Essa parceria traz um resultado que demonstra o potencial em ciência, tecnologia e inovação que o Espírito Santo tem. Sem dúvidas, foi o resultado mais expressivo em recomendações que o Espírito Santo teve para a Anjos do Brasil este ano. Com certeza, 2025 será ainda melhor”, ressalta Denis.

Ferrari complementa destacando o trabalho realizado junto ao Edital de Apoio às Incubadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apoiaram 10 habitats de inovação.

Desses, o núcleo capixaba da Anjos do Brasil solicitou que as incubadoras e aceleradoras indicassem startups para avaliação e possível recomendação.

Daniel Arrais, também diretor da Act!on e representante da Anjos do Brasil, lembra que, além da parte institucional, foram mapeadas e avaliadas dezenas de startups, para que a Anjos do Brasil reconhecesse as boas startups capixabas em condições excelentes de investimento.

Este é um projeto que mostra que a Act!on não atua somente com empresas de TI maduras, mas também se preocupa em atender as dores e necessidades das startups capixabas. Como membro do MCI, a Act!on busca se aproximar e melhorar a ambiência e o fortalecimento do ecossistema de inovação do estado. A parceria com a Anjos do Brasil contribui significativamente nesse sentido”, finaliza Arrais.

Atualmente, a Act!on desenvolve um estudo para entender e melhorar a interlocução com as startups. Esse projeto tem como objetivo desenvolver o modelo de negócios das empresas nascentes e fortalecer o setor de tecnologia do Espírito Santo.

Fontes:

Comunicação Institucional da Act!on

Anjos do Brasil

Entrevista Denis Ferrari

Entrevista Daniel Arrais

Previous Article

Tecnologia e Educação: a matemática transforma o futuro

Next Article

Inova Ufes: marco da inovação celebra 20 anos de avanços científicos e tecnológicos

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *