14 de janeiro de 2025
Vitória, ES, Brasil

Mogai Tecnologia: liderança global em alta tecnologia e inovação com IA

A startup Mogai Tecnologia, referência em inovação no setor industrial que produz e transforma commodities tanto agrícolas quanto minerais, conquista espaço no cenário global com soluções avançadas que integram inteligência artificial (IA) e eficiência operacional.

Por Juba Paixão

Em entrevista ao jornal onPost, o CEO da Mogai, Franco Machado, destacou algumas das mais novas soluções tecnológicas da startup, entre elas a HammerHead Multiespectral, que registra e examina as imagens localmente com várias aplicações, e o Portal Multispectral para análise de imagens de satélite, que tem revolucionado o reconhecimento de perda de solo, marcando uma transformação para o desenvolvimento do agronegócio.

O sistema multiespectral do portal permite medir perda de solo por erosão, analisar micro e macronutrientes da vegetação plantada em determinada área, avaliar o nível de estresse hídrico das plantas e identificar outras carências das plantações.

O projeto conta com o apoio da Microsoft e da Bela Agrícola, uma das maiores cooperativas do país. No Paraná, o sistema avalia o nível nutricional das plantações de soja e milho, por exemplo.

O CEO Franco Machado destaca a capacidade de avaliar, por meio de imagens de satélite, se a plantação apresenta nutrição deficiente, possibilitando a melhoria da fertilização dessas culturas para aumentar a produtividade.

Então, é algo que me impressiona. Conseguimos avaliar quanto de açúcar seria produzido por plantio de cana seis meses antes da colheita. A solução deu uma estimativa de açúcar total recuperável, ou seja, quanto de açúcar será produzido daquela plantação, com uma precisão razoável. Isso é muito impressionante, porque leva o controle e o monitoramento das grandes culturas a um nível avançado. Sabemos que o agronegócio sustenta o Brasil”, afirma Franco.

O sistema proporciona controle e gestão de dados em favor da produtividade. Hoje, é possível planejar ou fazer correções com base no potencial produtivo.

Se a plantação ainda está crescendo e é detectado deficiência de nutrientes, pode-se usar drones para aplicar nutrientes foliares diretamente nas folhas, baseado na análise obtida pelas imagens de satélite”, explica Franco.

CEO da Mogai – Franco Machado com a HammerHead

A solução tecnológica da Mogai também beneficia técnicos agrícolas, reduzindo a necessidade de um grande contingente de pessoas em campo, otimizando recursos como combustível e veículos.

Esses profissionais são especialistas que percorrem plantações buscando problemas. Com nossa solução, apontamos as áreas com maior probabilidade de problemas, alcançando até 90% de precisão. Isso aumenta a produtividade desses técnicos, uma vez que são deslocados para áreas com possíveis comprometimentos no desenvolvimento das culturas”, observa Franco.

Medição de volumes de tanques

Outra aplicação disruptiva é a  HammerHead Multiespectral, que mensura o nível de grandes tanques que armazenam produtos químicos perigosos, como álcool e gasolina. Anteriormente, essas medições eram realizadas manualmente, com uma régua ou trena de tecido, expondo profissionais a riscos fatais.

Existe a possibilidade de um profissional cair no tanque durante as medições tradicionais, o que certamente seria fatal, pois não há como resgatá-lo rapidamente”, alerta Franco.

A HammerHead mede e diferencia os produtos químicos por meio de imagens multiespectrais a distância, com precisão superior à  das manuais, eliminando riscos para os profissionais.

IA embutida: blitz de segurança

Outro produto inovador da Mogai é uma câmera equipada com inteligência artificial para monitorar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O dispositivo, além de gerar estatísticas, interage com as pessoas, lembrando da obrigatoriedade dos EPIs e elogiando aqueles que seguem as normas.

O interessante é que a câmera parabeniza quem está adequado ao local, ajudando a internalizar uma cultura de segurança. É mais eficaz educar do que punir”, destaca Franco.

Reconhecimento pela Gartner

Em 2022, a inclusão da Mogai na pesquisa da Gartner, que avaliou 102 empresas qualificadas de diferentes setores e regiões, posicionou a empresa como líder mundial em visão computacional. O destaque demonstra o impacto e a relevância das soluções tecnológicas e inovações disruptivas desenvolvidas pela Mogai.

A Mogai e o mercado global

Fundada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Mogai conta com o apoio de instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o hub de inovação Findeslab, vinculado à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Sua primeira solução, a HammerHead 3D, evoluiu para atender setores como mineração, petróleo, gás e agronegócio.

Em 2018, a startup recebeu investimentos significativos e, em 2024,  registrou um crescimento 28 vezes em relação a 2018. A expectativa para 2025 é alcançar novos patamares de expansão. Segundo Franco Machado, a empresa projeta novos lançamentos, incluindo câmeras avançadas com inteligência artificial (IA) e aplicações no setor florestal.

Neste ano, a empresa traçou a estratégia Go-To-Market (GTM) para expandir sua atuação no mercado global e atingir a meta de crescimento entre 30% e 50%. O foco está em levar ao mercado internacional quatro novas soluções da HammerHead: a versão multispectral, destinada à medição de líquidos, tanques e outras aplicações; a solução sub-milimétrica, que mede espessuras da ordem de décimos a centésimos de milímetro; a HammerHead-IA, que utiliza aprendizado de máquina (machine learning) na câmera para identificar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); e, em parceria com a Suzano, a plataforma espectral para imagens de satélite, voltada ao agronegócio e ao setor florestal.

A empresa capixaba também aposta no mercado de empresas brasileiras com atuação internacional, como Votorantim Cimentos, Vale, Gerdau e ArcelorMittal, bem como em multinacionais estrangeiras que operam no Brasil.

Outra diretriz estratégica é a parceria com a gigante da tecnologia Microsoft, que contratou a Mogai para desenvolver e validar aplicações tecnológicas específicas para setores nos quais a startup possui expertise. Os novos produtos são baseados na infraestrutura da Microsoft, mas focados nos mercados dominados pela Mogai.

A Microsoft reconhece que somos especialistas, melhores do que ela, nesses mercados. No caso, foi no setor de mineração, e agora estamos trabalhando no setor agrícola, o agro. Ela sabe que somos mais especializados nesses segmentos”, afirma Franco.

Um dos maiores mercados da startup é os Estados Unidos, onde empresas americanas líderes atuam também no Brasil. A aposta da Mogai é compreender e solucionar os desafios dessas corporações, considerando que os problemas enfrentados na América do Norte são semelhantes aos do Brasil.

Empresas como Vale, Gerdau e Votorantim confiam em nossa expertise. Também atuamos com multinacionais americanas, onde identificamos oportunidades para expandir nosso know-how e tecnologia”, conclui Franco Machado.

Previous Article

Inovação nos Correios: revolucionando a Logística no Século XXI

Next Article

Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos

You might be interested in …

Tratamento para Melanoma: Inovação da USP no SUS

Um avanço promissor no tratamento do câncer de pele (melanoma) vem de um pesquisador do Instituto de Física de São Carlos da USP, Dr. João Silva, e sua equipe, que desenvolveram uma nova técnica utilizando […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *