Ações do banco serão apresentadas na 23ª Jornada Científica e Cultural, nesta terça-feira (17).
Com atuação orientada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) assume um papel de agente do desenvolvimento sustentável da economia capixaba. Em vista disso, as ações, projetos e produtos do banco capixaba voltados à promoção do incremento ao ecossistema empreendedor e inovador no Estado serão apresentados na 23ª Jornada Científica e Cultural promovida pelo Centro Universitário Faesa, em Vitória.
O evento, que teve início na última segunda-feira (09) e segue até esta quinta-feira (19), conta com o apoio do Bandes. Organizado em torno do tema central “Desenvolvimento sustentável como farol da inovação”, a edição terá duas palestras do Bandes, entre as mais de cem atividades da programação.
FIPS como mecanismos de desenvolvimento
A gerente de Participações, PPPs e Investimentos do Bandes, Ivone Pontes, será uma das participantes do painel “Desenvolvimento Econômico ancorado na Justiça e Igualdade”, que acontecerá nesta terça-feira (17), às 19h e discutirá como o crescimento econômico pode ser impulsionado por práticas que promovam justiça social e igualdade. Na ocasião, Ivone Pontes apresentará a carteira de Fundos de Investimento em Participações (FIPs) operados pelo banco de fomento, os quais são peças-chave na atuação para o desenvolvimento do ecossistema de negócios inovadores do Espírito Santo.
O grande destaque da apresentação vai para o FIP Funses 1, que comemorou dois anos de operação tendo injetado cerca de R$ 46 milhões na economia capixaba, a partir do investimento em quase 30 empresas e a aceleração digital de outras 165. Os resultados corroboram o esforço do Fundo em apoiar ideias e incentivar o aprimoramento de negócios inovadores, o que contribui ativamente para a construção da comunidade e o fomento ao engajamento do ecossistema capixaba.
A Jornada Científica e Cultural da Faesa é uma oportunidade de discutir como podemos acelerar a transformação de ideias em negócios reais e sustentáveis.
Ivone Pontes, gerente de Participações, PPPs e Investimentos do Bandes.
Para isso, o Bandes dispõe de produtos e projetos ordenados ao apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do ecossistema local, a partir de iniciativas que geram impacto positivo, tanto para a economia, quanto para a sociedade”, destacou Ivone.
Ela também apresentará os principais destaques e ações do Programa ES Inteligente, que é coordenado pelo Bandes e contribui para a modernização das cidades capixabas. Além de estruturar melhorias na infraestrutura urbana, o programa vai ao encontro das ODS 10, que prevêem o apoio à redução das desigualdades, uma vez que a iniciativa contribui para o ganho de qualidade de vida da população, a partir de projetos que viabilizam a inclusão digital, o desenvolvimento regional e a segurança dos cidadãos.
Fonte: Comunicação Institucional do Bandes.