21 de novembro de 2024
Vitória, ES, Brasil

Findeslab: o hub de tecnologia e inovação da Findes faz cinco anos

Na última quinta-feira, 26 de setembro, o Findeslab, o hub de inovação e tecnologia da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), celebrou seus cinco anos de existência com mais de R$ 36 milhões em iniciativas e 151 projetos de inovação realizados.

Por Juba Paixão

Uma festa repleta de reconhecimento e celebração das conquistas que ajudaram a transformar o cenário de inovação no estado. Durante o evento, Luciano Raizer, um dos idealizadores do Findeslab, foi homenageado por seu trabalho visionário e pela forma como contribuiu para conectar agentes fundamentais do ecossistema capixaba de inovação ao projeto.

Uma trajetória que nos orgulha muito!”

Luciano Raizer – Diretor da Act!on

Um dos papéis cruciais, foi aproximar a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) do projeto, viabilizando parcerias estratégicas para a elaboração e acompanhamento de iniciativas inovadoras no Espírito Santo. Seu trabalho, focado no fomento ao desenvolvimento tecnológico e no fortalecimento da colaboração entre empresas, universidades e outras instituições, foi essencial para o sucesso do Findeslab.

Uma trajetória que nos orgulha muito, pois conseguimos enxergar o mercado e desenvolver ações estratégias e projetos inovadores junto a diretoria da Findes, os vários conselhos das instituições, nossos parceiros e a capacidade de conexão da Act!on”, destacou Luciano, diretor da Act!on.

Ao longo desses cinco anos, o centro de inovação tornou-se um ponto de encontro para startups, pesquisadores, empresas e investidores, promovendo o crescimento de um ambiente propício à criação de novas soluções.

Entre os parceiros fundamentais que contribuíram para essa jornada de sucesso estão: a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Instituto Euvaldo Lodi (IEL); a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e diversos órgãos governamentais, que, junto com a Findes, formam a espinha dorsal do ecossistema de inovação do Espírito Santo.

Essas parcerias têm sido vitais para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, além de programas de capacitação e apoio às indústrias locais, consolidando o Findeslab como um verdadeiro hub de inovação no estado e uma referência nacional.

Até 2024, foram 16 chamadas para investimentos, além de mil conexões de negócios, missões internacionais para imersão de indtechs e mais de 85 startups conectadas ao Findeslab. O desempenho do período soma  2 mil startups qualificadas.

Luciano lembra que o incentivo à inovação, através das conexões com a Act!on e  parceiros, contribuíram para os resultados significativos.

O aniversário de cinco anos do Findeslab marca não só a celebração de suas conquistas, mas também um olhar para o futuro”

Bianca Rodrigues Souza, gerente de inovação do Findeslab, relata que durante esses cinco anos, o Findeslab ficou entre os Top 5 Ecossistemas na categoria Sistema S, entidades públicas, sindicais e patronais do Brasil em 2023, além de ter sido reconhecido como TOP 1 Ecossistemas do Espírito Santo no mesmo ano. Já o prêmio iNO.VC, o FindesLAB garantiu o 1º lugar em 2020 e 2022.

O aniversário de cinco anos do Findeslab marca não só a celebração de suas conquistas, mas também um olhar para o futuro, com o compromisso contínuo de inovação e a contribuição de pessoas para fomentar pesquisas, hubs, incubadoras e aceleradoras. Além de aproximar o Governo das instituições, academias, rede de empresas, indústrias, startups, investidores e fundos de investimentos”, finaliza Bianca.

O apoio do hub as empresas e empreendedores em todo processo de inovação é uma ferramenta eficaz que fortalece o mercado capixaba e contribui para as organizações superarem os desafios por meio de soluções inovadoras.

Fontes:

Comunicação Institucional da Findeslab

Comunicação Institucional da Act!on

Previous Article

Preocupação global: IA japonesa edita seu código-fonte e preocupa cientistas

Next Article

IA na Gestão Pública: Inovação indica novos caminhos no combate à corrupção

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *