6 de outubro de 2024
Vitória, ES, Brasil

Findeslab: o hub de tecnologia e inovação da Findes faz cinco anos

Na última quinta-feira, 26 de setembro, o Findeslab, o hub de inovação e tecnologia da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), celebrou seus cinco anos de existência com mais de R$ 36 milhões em iniciativas e 151 projetos de inovação realizados.

Por Juba Paixão

Uma festa repleta de reconhecimento e celebração das conquistas que ajudaram a transformar o cenário de inovação no estado. Durante o evento, Luciano Raizer, um dos idealizadores do Findeslab, foi homenageado por seu trabalho visionário e pela forma como contribuiu para conectar agentes fundamentais do ecossistema capixaba de inovação ao projeto.

Uma trajetória que nos orgulha muito!”

Luciano Raizer – Diretor da Act!on

Um dos papéis cruciais, foi aproximar a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) do projeto, viabilizando parcerias estratégicas para a elaboração e acompanhamento de iniciativas inovadoras no Espírito Santo. Seu trabalho, focado no fomento ao desenvolvimento tecnológico e no fortalecimento da colaboração entre empresas, universidades e outras instituições, foi essencial para o sucesso do Findeslab.

Uma trajetória que nos orgulha muito, pois conseguimos enxergar o mercado e desenvolver ações estratégias e projetos inovadores junto a diretoria da Findes, os vários conselhos das instituições, nossos parceiros e a capacidade de conexão da Act!on”, destacou Luciano, diretor da Act!on.

Ao longo desses cinco anos, o centro de inovação tornou-se um ponto de encontro para startups, pesquisadores, empresas e investidores, promovendo o crescimento de um ambiente propício à criação de novas soluções.

Entre os parceiros fundamentais que contribuíram para essa jornada de sucesso estão: a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Instituto Euvaldo Lodi (IEL); a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e diversos órgãos governamentais, que, junto com a Findes, formam a espinha dorsal do ecossistema de inovação do Espírito Santo.

Essas parcerias têm sido vitais para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, além de programas de capacitação e apoio às indústrias locais, consolidando o Findeslab como um verdadeiro hub de inovação no estado e uma referência nacional.

Até 2024, foram 16 chamadas para investimentos, além de mil conexões de negócios, missões internacionais para imersão de indtechs e mais de 85 startups conectadas ao Findeslab. O desempenho do período soma  2 mil startups qualificadas.

Luciano lembra que o incentivo à inovação, através das conexões com a Act!on e  parceiros, contribuíram para os resultados significativos.

O aniversário de cinco anos do Findeslab marca não só a celebração de suas conquistas, mas também um olhar para o futuro”

Bianca Rodrigues Souza, gerente de inovação do Findeslab, relata que durante esses cinco anos, o Findeslab ficou entre os Top 5 Ecossistemas na categoria Sistema S, entidades públicas, sindicais e patronais do Brasil em 2023, além de ter sido reconhecido como TOP 1 Ecossistemas do Espírito Santo no mesmo ano. Já o prêmio iNO.VC, o FindesLAB garantiu o 1º lugar em 2020 e 2022.

O aniversário de cinco anos do Findeslab marca não só a celebração de suas conquistas, mas também um olhar para o futuro, com o compromisso contínuo de inovação e a contribuição de pessoas para fomentar pesquisas, hubs, incubadoras e aceleradoras. Além de aproximar o Governo das instituições, academias, rede de empresas, indústrias, startups, investidores e fundos de investimentos”, finaliza Bianca.

O apoio do hub as empresas e empreendedores em todo processo de inovação é uma ferramenta eficaz que fortalece o mercado capixaba e contribui para as organizações superarem os desafios por meio de soluções inovadoras.

Fontes:

Comunicação Institucional da Findeslab

Comunicação Institucional da Act!on

Previous Article

Preocupação global: IA japonesa edita seu código-fonte e preocupa cientistas

Next Article

IA na Gestão Pública: Inovação indica novos caminhos no combate à corrupção

You might be interested in …

Falcons’ new $1.5 billion stadium has a leaking roof

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *