3 de dezembro de 2024
Vitória, ES, Brasil

Prêmio Nobel de Física 2024: destaque para os avanços em IA e as preocupações sobre seu futuro

Os cientistas John Hopfield e Geoffrey Hinton foram premiados com o Nobel de Física de 2024, na última terça-feira (8), por suas contribuições fundamentais ao aprendizado de máquina (machine learning).

Por Juba Paixão

Hopfield, professor de Princeton, desenvolveu uma rede neural associativa que permite armazenar e reconstruir padrões complexos, enquanto Hinton, professor no Canadá, criou métodos para a IA identificar dados de forma autônoma.

Inovações e impactos

As redes neurais artificiais desenvolvidas por Hopfield e Hinton imitam o funcionamento do cérebro humano. Com base em suas pesquisas, a inteligência artificial pode “aprender” com exemplos, aprimorando suas capacidades de forma contínua. Enquanto a rede de Hopfield lidava com 30 nós, as atuais possuem trilhões de parâmetros, o que permitiu à IA evoluir de maneira exponencial nas últimas décadas.

A rede que Hopfield construiu tem nós que estão todos conectados por meio de conexões de diferentes intensidades. Cada nó pode armazenar um valor individual – no primeiro trabalho de Hopfield, isso poderia ser 0 ou 1, como os pixels em uma imagem em preto e branco”, disse o comitê, detalhando o trabalho da dupla.

Preocupações com o avanço da IA

Apesar das inovações, Hinton expressa grande preocupação com o futuro da inteligência artificial. Após sua saída do Google, ele começou a se manifestar abertamente sobre os potenciais riscos dessa tecnologia. Ele acredita que as máquinas poderão se tornar mais inteligentes que os seres humanos mais cedo do que previsto, o que traz grandes desafios éticos e de controle.

Geoffrey Hinton – Criou métodos para a IA identificar dados de forma autônoma.

Um exemplo alarmante é o caso da AI Scientist, criada pela startup japonesa Sakana (peixe em japonês) AI, que conseguiu reescrever seu próprio código, levantando preocupações sobre o potencial de autossuficiência das máquinas e os limites de controle humano sobre elas.

O Nobel de Física de 2024 não apenas celebra grandes avanços tecnológicos, mas também convida à reflexão sobre o futuro da inteligência artificial e os limites éticos e de controle dessa poderosa ferramenta.

John Hopfield – Desenvolveu uma rede neural associativa que permite armazenar e reconstruir padrões complexos.

“Os dois ganhadores do Prêmio Nobel de Física deste ano usaram ferramentas da física para desenvolver métodos que são a base do poderoso aprendizado de máquina de hoje”, disse o órgão que concedeu o prêmio em um comunicado.

A Real Academia Sueca de Ciências

Fundada em 1739, a Real Academia Sueca de Ciências tem o objetivo de promover as ciências, principalmente matemática e ciências naturais. O programa da Academia hoje é baseado em suas aulas/seções e comitês científicos, com elementos principais do programa, como cooperação internacional e programas de intercâmbio científico, publicação científica, divulgação de informações científicas ao público em geral e prestação de consultoria científica ao governo e ao parlamento.

A Academia também gerencia um projeto para estimular o interesse pela ciência e tecnologia nas escolas, administra sete institutos de pesquisa, concede bolsas de estudo e prêmios, dos quais os prêmios Nobel de Física e Química, o Prêmio Alfred Nobel de Ciências Econômicas e os prêmios Crafoord, que são os mais reconhecidos internacionalmente.

Fontes:

Real Academia Sueca de Ciências

CNN

Previous Article

Senac-ES: novo prazo para inscrições em cursos gratuitos a distância no Espírito Santo

Next Article

O Futuro é Agora: Tesla lança o Bot Optimus e transforma ficção em realidade

You might be interested in …

The 9 Best Drawing Tablets to Buy in 2017

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *