6 de dezembro de 2024
Vitória, ES, Brasil

Excelência Acadêmica: USP coloca oito pesquisadores entre os mais influentes do mundo

A Universidade de São Paulo (USP) reafirma sua posição de protagonismo acadêmico, figurando com oito docentes na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2024, segundo a consultoria britânica Clarivate Analytics.

O levantamento, que considera a frequência com que as publicações científicas são citadas por outros pesquisadores ao longo da última década, foi divulgado em 19 de novembro.

Os pesquisadores da USP no ranking

Carlos Augusto Monteiro (FSP): reconhecido por suas pesquisas em nutrição e saúde pública, com foco na criação de indicadores antropométricos para avaliação nutricional e na relação entre alimentos ultraprocessados e saúde.

Eurídice Martínez Steele (FSP): especialista em epidemiologia nutricional, com estudos sobre o impacto de alimentos ultraprocessados na dieta e em desfechos de saúde.

Geoffrey Cannon (FSP): contribuiu para o desenvolvimento do Guia Alimentar para a População Brasileira e pesquisa políticas alimentares voltadas para alimentos ultraprocessados.

Jean-Claude Moubarac (FSP): atua na interface entre saúde pública e políticas alimentares, com envolvimento em conselhos de sistemas alimentares e pesquisas sobre transição nutricional.

Maria Laura da Costa Louzada (FSP): focada na relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e saúde, integra comitês editoriais em revistas científicas de epidemiologia e saúde pública.

Pedro Henrique Santin Brancalion (Esalq): trabalha na restauração de florestas tropicais com soluções economicamente viáveis e socialmente inclusivas.

Raul Dias dos Santos Filho (FM): diretor da Unidade Clínica de Lípides do Instituto do Coração (Incor), atua em prevenção cardiovascular.

Renata Bertazzi Levy (FM): especialista em epidemiologia, com ênfase em consumo alimentar e sustentabilidade.

Neste ano, o ranking incluiu 6.636 pesquisadores de 59 países e 1.200 instituições. Os Estados Unidos lideram com 2.507 nomes, seguidos pela China (1.405) e pelo Reino Unido (563). O Brasil figura com 14 pesquisadores, oito deles vinculados à USP, reafirmando seu papel de destaque no cenário nacional.

Além da USP, outras instituições brasileiras se destacam, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp); a Universidade Federal de Viçosa (UFV); a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); a Universidade Federal de Pelotas (UFPel); o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Impacto e relevância

Os pesquisadores da USP desenvolvem estudos de grande impacto, abordando questões como saúde pública, restauração ambiental e prevenção de doenças crônicas. Esses esforços reforçam o compromisso da universidade com a produção de conhecimento científico relevante para o Brasil e o mundo.

Fontes:

Comunicação Institucional da USO

Clarivate Analytics – Highly Cited Researchers 2024

Jornal da USP – Destaques Acadêmicos

Previous Article

Bolhas Sonoras: IA revoluciona experiência auditiva com fones de ouvido

Next Article

Inovação NanoLabs: pesquisadores da Ufes criam biossensor para salmonella

You might be interested in …

Fapes: Edital oferta 300 bolsas de Mestrado e Doutorado

As bolsas são destinadas aos Programas de Pós-Graduação (PPG) das Instituições de Ensino Superior ou pesquisas capixabas. Oportunidade de bolsas de mestrado e doutorado para quem deseja seguir a carreira científica! A Fundação de Amparo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *