25 de abril de 2025
Vitória, ES, Brasil

Volvo FH: caminhões mais inteligentes e seguros nas estradas

Volvo FH é amplamente reconhecido como um dos caminhões mais seguros do mundo, destacando-se por suas tecnologias avançadas de segurança ativa e passiva.

Por Juba Paixão

Desde seu lançamento, o modelo tem sido uma referência em inovação no setor de transporte rodoviário pesado, conquistando a confiança de transportadoras em diversos países.​

Equipado com sistemas como controle eletrônico de estabilidade, freios de emergência automáticos e assistência de permanência em faixa, o Volvo FH visa prevenir acidentes e proteger os ocupantes. Além disso, sua cabine é projetada para absorver impactos, oferecendo maior proteção em colisões.​

Este modelo é amplamente utilizado na Europa e em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil, especialmente em operações de transporte de longa distância, onde a segurança e a eficiência são primordiais.​

No Brasil, a Volvo lidera iniciativas em parceria com grandes frotistas, promovendo um transporte mais seguro e eficiente.

Na Europa, esses veículos são amplamente utilizados em operações logísticas de alto padrão, como transporte de produtos químicos, combustíveis e alimentos refrigerados.

Tecnologias embarcadas

Empresas de transporte têm investido em tecnologias embarcadas para monitorar e melhorar o desempenho dos motoristas, visando reduzir acidentes e aumentar a segurança nas estradas.​Sigsat+1Decision Report+1

Sensores de fadiga

Sistemas de detecção de fadiga utilizam câmeras e inteligência artificial para monitorar sinais de cansaço e desatenção dos motoristas. Esses sensores analisam expressões faciais, movimentos oculares e padrões de direção para identificar comportamentos de risco. Quando detectam sinais de fadiga, emitem alertas sonoros e visuais para o condutor e notificações para a central de monitoramento.​TOTVS+2Crane Brasil+2Trimble Mobility by Platform Science+2Asmontech+4Delta Global+4Asmontech+4Asmontech+3TOTVS+3Crane Brasil+3

Empresas como a Fagundes Construção e Mineração adotaram a tecnologia Vsafe da Trimble, que inclui câmeras DSM (Driver Status Monitor) voltadas para o motorista e câmeras ADAS (Advanced Driver Assistance System) voltadas para a pista, permitindo uma análise abrangente do comportamento do condutor e das condições de tráfego. ​Crane Brasil

BRF, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, implementou sensores de fadiga em sua frota, resultando em uma redução de 64% nos acidentes com caminhões. ​Decision Report

Bafômetros integrados

Algumas empresas têm adotado bafômetros integrados aos sistemas de ignição dos caminhões, impedindo que o veículo seja ligado caso o motorista apresente níveis de álcool no sangue acima do permitido. A Sigsat, por exemplo, oferece um sistema de bafômetro de ignição com gravação de vídeo, promovendo a direção responsável e aumentando a segurança nas estradas.

Frenagem automática de emergência (AEB – Automatic Emergency Braking)

Esse sistema utiliza sensores frontais (geralmente radares e câmeras) para monitorar a distância e a velocidade em relação a outros veículos ou obstáculos. Se o caminhão se aproximar rapidamente de um objeto sem que o motorista reaja, o AEB aciona automaticamente os freios para evitar a colisão ou, ao menos, reduzir seu impacto.
No caso da Volvo, o sistema também emite alertas visuais e sonoros antes da frenagem. Esse recurso ajuda a prevenir acidentes por distração ou erro humano, especialmente em estradas com tráfego intenso.

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC – Adaptive Cruise Control)

Diferente do controle de cruzeiro tradicional, que mantém uma velocidade constante, o ACC ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente. Caso o trânsito fique lento ou pare, o caminhão também reduz a velocidade. Assim que a pista estiver livre, ele retoma a velocidade programada. Esse recurso é útil em viagens longas, reduz o cansaço do motorista e evita frenagens bruscas. O impacto é maior segurança e fluidez no tráfego, com menor desgaste físico e mecânico.

 Assistente de permanência em faixa (Lane Keeping Support)

Esse sistema monitora as linhas da pista por meio de câmeras. Se o caminhão começar a sair da faixa sem o uso da seta, o sistema alerta o motorista e pode até corrigir levemente a direção, dependendo do modelo e da configuração.
Nos caminhões Volvo, essa tecnologia é parte de um pacote de assistência à condução que também inclui sensores de ponto cego. Alta tecnologia que reduz riscos de acidentes causados por distração ou sonolência, especialmente em rodovias.

A combinação de caminhões com alta tecnologia de segurança, como o Volvo FH, e a adoção de sistemas embarcados de monitoramento de fadiga e bafômetros integrados, tem contribuído significativamente para a redução de acidentes e o aumento da segurança no transporte rodoviário. Empresas que investem nessas tecnologias demonstram um compromisso com a segurança de seus motoristas e com a eficiência de suas operações logísticas.​

Fontes:

Volvo Trucks Brasil – Tecnologia e Segurança

ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres

Revista Transporte Mundial

SAE Brasil – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade

Manual Técnico da Volvo – Dynafleet e sistemas de condução assistida

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