3 de dezembro de 2024
Vitória, ES, Brasil

FarmBot: a revolução da agricultura de precisão com código aberto

A tecnologia inova e transforma a agricultura, e o FarmBot é um dos projetos mais notáveis dessa transformação.

Por Juba Paixão

Em uma era onde a sustentabilidade é mais crucial do que nunca, a agricultura de precisão se destaca como uma ferramenta vital para maximizar o uso da terra com o mínimo de insumos. O FarmBot, sendo uma solução acessível, atende não apenas grandes fazendas, mas também pequenos produtores, jardins comunitários e até mesmo escolas.

Este sistema agrícola Controle Numérico Computadorizado (CNC) de código aberto permite que qualquer pessoa, desde pequenos agricultores até instituições de pesquisa, possa plantar, regar e monitorar suas culturas com uma precisão antes inimaginável.

Criado para revolucionar a agricultura, o FarmBot combina uma máquina robótica de coordenadas cartesianas, software e um repositório detalhado de dados agrícolas, tornando-o uma ferramenta de fácil acesso para todos.

No Brasil, pesquisadores e alunos da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveram um robô que tem a capacidade de realizar todas essas atividades de forma autônoma, com eficiência e qualidade nunca imaginada para uma máquina sem o auxílio do homem.

Claudio K. Umezu, pesquisador da Unicamp e um dos mentores do robô agrícola, relata que essa inovação pode representar um grande avanço para a agricultura.

Para a sua criação foram integradas tecnologias como agricultura de precisão, sistemas embarcados, prototipagem rápida, com impressora 3D, e armazenamento em nuvem”, explica.

É sistema de agricultura de precisão composto por um braço robótico que se move em três dimensões, aplicando técnicas de plantio, irrigação e monitoramento nas coordenadas exatas de uma plantação.

Desenvolvido com um enfoque no código aberto, qualquer pessoa pode acessar gratuitamente o projeto, fazer modificações, personalizá-lo e compartilhá-las com a comunidade.

Esse sistema é suportado por um conjunto de software e documentação que permite o controle preciso das plantações.

O repositório de dados agrícolas que acompanha a máquina contém informações sobre tipos de sementes, condições ideais de plantio e outros dados fundamentais, o que facilita a automação de tarefas. Essa automação resulta em economia de tempo e aumento da produtividade, reduzindo o desperdício de recursos naturais.

Fontes de inovação e conexão global

De acordo com uma reportagem da Financial Times, tecnologias como o FarmBot e outras soluções robóticas têm o potencial de transformar a agricultura ao permitir o cultivo planta por planta, com precisão milimétrica. Isso reduz o uso de produtos químicos e aumenta a produtividade.

A start-up Small Robot Company, sediada em Bristol, desenvolveu uma frota de robôs agrícolas que, operando em sincronia, escaneiam e monitoram plantações com precisão, ajustando automaticamente o uso de insumos, como fertilizantes e pesticidas.

Esse tipo de tecnologia tem mostrado resultados impressionantes, com a promessa de reduzir o uso de produtos químicos em até 95%, enquanto aumenta a produtividade e reduz os custos operacionais em até 60%.

O mercado de agtech (tecnologia agrícola) continua a crescer e, de acordo com a Juniper Research, pode alcançar um valor de US$ 22,5 bilhões até 2025.

O projeto FarmBot, inicialmente idealizado por Rory Aronson em 2014, se expandiu globalmente, atraindo uma comunidade de desenvolvedores, agricultores e inovadores. Esse modelo colaborativo permite que o software e o hardware sejam adaptados a diferentes condições climáticas e necessidades locais, tornando o FarmBot uma ferramenta versátil e personalizável.

O Futuro da agricultura automatizada

À medida que a demanda por métodos agrícolas sustentáveis aumenta, o FarmBot emerge como uma solução ideal para a agricultura automatizada e ecológica. A integração do sistema com dados agrícolas em tempo real fornece aos agricultores informações valiosas, ajudando-os a tomar decisões mais inteligentes e eficazes no manejo das culturas.

Com a crescente importância da segurança alimentar e a intensificação das mudanças climáticas, tecnologias como o FarmBot demonstram que a inovação agrícola pode ser acessível, sustentável e impactar positivamente o futuro da produção de alimentos.

Fontes:

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Financial Times, Farmbots: Bringing Precision to the Food Production Business.

Juniper Research, AgTech Market to Reach $22.5 Billion by 2025. TechAgro

Previous Article

ClimatechES: Evento em São Paulo reúne ecossistema de inovação para impulsionar soluções climáticas

Next Article

Inovação em Colatina: atendente virtual vai auxiliar no site da Prefeitura

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *