19 de janeiro de 2025
Vitória, ES, Brasil

Bandes Acelera Mulheres: apoio do Bandes ao empreendedorismo feminino

Com apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), programação fomentará pautas de promoção à igualdade de gênero.

A acentuada e importante presença feminina no mercado e o impacto positivo das lideranças de mulheres na economia, cresce a demanda por iniciativas que qualifiquem e fortaleçam essas empresárias.

Em resposta a essa tendência, o evento “Mulheres que Empreendem | Acelera Mulheres” acontece nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), como uma oportunidade para impulsionar habilidades de gestão para negócios liderados por mulheres. O evento é promovido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em parceria com a mentora Ana Paula França, e ocorrerá na sede do Bandes, em Vitória.

No mercado, negócios liderados por mulheres já representam uma parcela considerável das empresas. De acordo com o relatório técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado neste ano, há cerca de 30 milhões de empreendedores no Brasil. Desse total, as mulheres somam mais de 10 milhões à frente do próprio negócio.

Compromisso com a inclusão

A iniciativa faz parte do compromisso do Bandes com a agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), promovendo a inclusão, o protagonismo feminino e o desenvolvimento sustentável. Na instituição capixaba, este propósito integra uma de suas linhas de atuação e direcionamento de recursos. No primeiro semestre deste ano, o banco teve metade de seus financiamentos aprovados direcionados a negócios liderados por mulheres, totalizando R$ 60 milhões liberados.

No contexto das lideranças femininas, o empreendedorismo assume um papel ainda mais relevante, ao se alinhar diretamente à redução das desigualdades e à promoção de uma economia mais inclusiva e inovadora. Para o Bandes, apoiar e fortalecer essas lideranças são um imperativo institucional alinhado ao nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. O programa ‘Acelera Mulheres’ materializa essa visão, posicionando-se como uma ponte de conexão entre o potencial dessas empresárias e as práticas de inovação e governança”, destacou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.

Apostando na participação feminina

A construção de uma sociedade mais próspera passa por fortalecer a participação feminina na economia e poder apoiar essa construção é não só necessário, mas especial. Mulheres já estão à frente de mais de 7 milhões de empresas no Brasil e tenho certeza que junto ao Bandes aumentaremos não somente a participação feminina à frente das empresas, mas também a prosperidade econômica e social do nosso Estado”, sustentou a mentora e parceira do evento, Ana Paula França.

Segundo a gerente de Negócios do Bandes Danielle Corradi, que atua diretamente no atendimento a empresas comandadas por mulheres, a iniciativa conduzida pelo Bandes para as mulheres capixabas reflete uma tendência essencial para o crescimento econômico.

Investir no empreendedorismo feminino é fundamental para a promoção da equidade e também para a movimentação da economia. Negócios liderados por mulheres têm demonstrado força e alto impacto social, e o Bandes, enquanto instrumento financeiro para a propulsão do desenvolvimento capixaba ancorado aos princípios ESG, está aqui para apoiar e ampliar esse alcance”, reiterou.

Além disso, Danielle Corradi continuou:

Nosso objetivo é apoiar um ambiente de aprendizado, troca de experiências e empoderamento, que fortaleça as capacidades das mulheres empreendedoras e as incentive a liderar com confiança e inovação, impulsionado o desenvolvimento sustentável capixaba”.

Programação para o crescimento pessoal e profissional

A programação do “Mulheres que Empreendem | Acelera Mulheres” reunirá especialistas de destaque em áreas como Planejamento Estratégico, Finanças, Marketing Digital e Inteligência Emocional, oferecendo dois dias de imersão em conteúdos práticos e experiências que podem contribuir para uma visão inovadora às participantes.

Além disso, estão inclusas palestras e workshops com renomadas profissionais, como a mentora de Carreiras Ana Paula França, a psicóloga Dayana Tibério, a especialista em Finanças Flávia Rapozo, e a estrategista de Marketing Digital Jeandra Rego. Serão abordados temas como Autoconhecimento, Gestão de Emoções, Planejamento Financeiro e Posicionamento Digital.

O evento é mais uma iniciativa do Bandes em favor do empreendedorismo e da inclusão, reforçando a importância de letrar mulheres para liderar e inovar em seus negócios e comunidades.

Informações sobre linhas de financiamento:

www.bandes.com.br/credito

Fonte: Comunicação Institucional do Bandes

Previous Article

Gestão Participativa: inteligência artificial e experiência do colaborador no novo normal organizacional

Next Article

TecVitória: o hub de inovação capixaba de destaque nacional

You might be interested in …

Falcons’ new $1.5 billion stadium has a leaking roof

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

TecVitória: o hub de inovação capixaba de destaque nacional

A TecVitória foi reconhecida como um case de sucesso no programa Sebraetec, recebendo destaque nacional na 34ª edição da Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de […]

Movistar announce smaller men’s WorldTour team for 2018

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *