Com apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), programação fomentará pautas de promoção à igualdade de gênero.
A acentuada e importante presença feminina no mercado e o impacto positivo das lideranças de mulheres na economia, cresce a demanda por iniciativas que qualifiquem e fortaleçam essas empresárias.
Em resposta a essa tendência, o evento “Mulheres que Empreendem | Acelera Mulheres” acontece nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), como uma oportunidade para impulsionar habilidades de gestão para negócios liderados por mulheres. O evento é promovido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em parceria com a mentora Ana Paula França, e ocorrerá na sede do Bandes, em Vitória.
No mercado, negócios liderados por mulheres já representam uma parcela considerável das empresas. De acordo com o relatório técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado neste ano, há cerca de 30 milhões de empreendedores no Brasil. Desse total, as mulheres somam mais de 10 milhões à frente do próprio negócio.
Compromisso com a inclusão
A iniciativa faz parte do compromisso do Bandes com a agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), promovendo a inclusão, o protagonismo feminino e o desenvolvimento sustentável. Na instituição capixaba, este propósito integra uma de suas linhas de atuação e direcionamento de recursos. No primeiro semestre deste ano, o banco teve metade de seus financiamentos aprovados direcionados a negócios liderados por mulheres, totalizando R$ 60 milhões liberados.
No contexto das lideranças femininas, o empreendedorismo assume um papel ainda mais relevante, ao se alinhar diretamente à redução das desigualdades e à promoção de uma economia mais inclusiva e inovadora. Para o Bandes, apoiar e fortalecer essas lideranças são um imperativo institucional alinhado ao nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. O programa ‘Acelera Mulheres’ materializa essa visão, posicionando-se como uma ponte de conexão entre o potencial dessas empresárias e as práticas de inovação e governança”, destacou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.
Apostando na participação feminina
A construção de uma sociedade mais próspera passa por fortalecer a participação feminina na economia e poder apoiar essa construção é não só necessário, mas especial. Mulheres já estão à frente de mais de 7 milhões de empresas no Brasil e tenho certeza que junto ao Bandes aumentaremos não somente a participação feminina à frente das empresas, mas também a prosperidade econômica e social do nosso Estado”, sustentou a mentora e parceira do evento, Ana Paula França.
Segundo a gerente de Negócios do Bandes Danielle Corradi, que atua diretamente no atendimento a empresas comandadas por mulheres, a iniciativa conduzida pelo Bandes para as mulheres capixabas reflete uma tendência essencial para o crescimento econômico.
Investir no empreendedorismo feminino é fundamental para a promoção da equidade e também para a movimentação da economia. Negócios liderados por mulheres têm demonstrado força e alto impacto social, e o Bandes, enquanto instrumento financeiro para a propulsão do desenvolvimento capixaba ancorado aos princípios ESG, está aqui para apoiar e ampliar esse alcance”, reiterou.
Além disso, Danielle Corradi continuou:
Nosso objetivo é apoiar um ambiente de aprendizado, troca de experiências e empoderamento, que fortaleça as capacidades das mulheres empreendedoras e as incentive a liderar com confiança e inovação, impulsionado o desenvolvimento sustentável capixaba”.
Programação para o crescimento pessoal e profissional
A programação do “Mulheres que Empreendem | Acelera Mulheres” reunirá especialistas de destaque em áreas como Planejamento Estratégico, Finanças, Marketing Digital e Inteligência Emocional, oferecendo dois dias de imersão em conteúdos práticos e experiências que podem contribuir para uma visão inovadora às participantes.
Além disso, estão inclusas palestras e workshops com renomadas profissionais, como a mentora de Carreiras Ana Paula França, a psicóloga Dayana Tibério, a especialista em Finanças Flávia Rapozo, e a estrategista de Marketing Digital Jeandra Rego. Serão abordados temas como Autoconhecimento, Gestão de Emoções, Planejamento Financeiro e Posicionamento Digital.
O evento é mais uma iniciativa do Bandes em favor do empreendedorismo e da inclusão, reforçando a importância de letrar mulheres para liderar e inovar em seus negócios e comunidades.
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/credito
Fonte: Comunicação Institucional do Bandes