O terminal, localizado no norte do Espírito Santo, recebeu o navio gigante da BYD com mais de 5.500 veículos, consolidando sua posição como um hub logístico estratégico para o setor automotivo.
Por Juba Paixão
O navio Explorer Nº 1, da greentech BYD, atracou na última quinta-feira (27) na unidade de Portocel, em Aracruz, trazendo 5.524 veículos, um volume superior à média habitual do setor. A operação reforça a posição do terminal portuário capixaba como alternativa competitiva para a movimentação de veículos e reflete os investimentos contínuos em inovação e infraestrutura logística no estado.
O Explorer Nº 1 é um navio do tipo ro-ro (roll-on/roll-off), permitindo a movimentação de cargas sobre rodas sem necessidade de equipamentos adicionais. Com 38 metros de boca e quase 200 metros de comprimento, sua operação exige um alto nível de tecnologia e planejamento logístico.

Para viabilizar a atracação, Portocel realizou uma série de melhorias em sua infraestrutura, alinhadas às exigências da Autoridade Marítima e às necessidades operacionais do setor automotivo.
A Marinha do Brasil acompanhou toda a evolução do processo, desde as simulações de manobras realizadas na USP até a concretização da atracação do navio, que foi acompanhada de perto, a bordo do BYD Explorer Nº 1. Todas as etapas administrativas de avaliação técnica para viabilidade do procedimento foram cumpridas pela Capitania dos Portos, com a assessoria da Praticagem e a participação da Autoridade Portuária do Espírito Santo, garantindo que a segurança fosse plenamente estabelecida, atendendo a todos os requisitos”, destaca o Capitão de Mar e Guerra Marcelo Rey, Capitão dos Portos do Espírito Santo.
Essa operação representa um marco não apenas para Portocel, mas para a modernização logística do Espírito Santo. O estado vem consolidando sua posição como referência em inovação portuária, atraindo investimentos e ampliando sua capacidade para atender novas demandas do setor automotivo e de outras indústrias estratégicas.
Há aproximadamente seis meses, iniciamos as discussões com os parceiros envolvidos, avaliando detalhadamente as condições necessárias para receber o Explorer, um navio com especificações distintas das embarcações convencionais que costumam atracar aqui”, explica o gerente-executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori.
Segundo ele, a operação é resultado de uma integração eficiente entre tecnologia, infraestrutura e planejamento.
Esse é um momento que reforça o compromisso da Portocel em se tornar uma referência logística, investindo constantemente em soluções inovadoras para otimizar processos e garantir eficiência operacional. Estamos prontos para atender novas demandas e oferecer um ambiente cada vez mais preparado para as transformações do setor”, afirma Billot.
Essa é a primeira operação da embarcação no Espírito Santo e a segunda no Brasil, realizada em parceria com o operador portuário Poseidon. A expectativa é que o terminal amplie sua atuação nesse segmento e realize novas operações desse tipo ainda no primeiro semestre de 2025, consolidando-se como um dos principais hubs de movimentação de veículos no país.

A chegada do BYD Explorer Nº 1 ao Brasil pela segunda vez mostra nosso comprometimento em atender à crescente demanda por veículos eletrificados no país. Enquanto preparamos o início da produção em Camaçari (BA), essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade. Investir em uma frota de cargueiros própria faz parte da nossa estratégia para tornar a mobilidade sustentável mais acessível e reforçar a posição da BYD como líder na eletrificação automotiva nos mercados em que atua”, comenta Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.
O Explorer Nº 1 é o primeiro de uma frota de embarcações que a montadora pretende operar globalmente para otimizar a logística de seus veículos. Para Portocel, a parceria está totalmente alinhada à sua estratégia de inovação e ampliação da oferta de serviços. Em 2024, o terminal já recebeu 2.602 veículos, e esse número deve crescer significativamente ao longo do ano, impulsionando não apenas a economia local, mas também a competitividade do Espírito Santo no cenário logístico nacional.

Sobre Portocel – Em atividade há 47 anos no Espírito Santo, Portocel é reconhecida pela excelência operacional. O terminal capixaba é multimodal e dispõe de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos, veículos, produtos siderúrgicos e granéis, de acordo com as necessidades do mercado. Localizado no município de Aracruz (ES), norte do Espírito Santo, o terminal faz parte da região de abrangência da Sudene e está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. A partir de julho de 2024, a Portocel passou a atuar também no Porto de Santos (SP), como operador portuário do T32.
Fonte: Comunicação Institucional da Portocel