22 de janeiro de 2025
Vitória, ES, Brasil

Últimos dias para se inscrever nas 1 mil vagas do Nossa Bolsa 2025 e fazer sua graduação sem custo

O Nossa Bolsa 2025 oferece 40 opções de cursos distribuídos em 29 instituições de Ensino Superior privadas.

Quem sonha e fazer a graduação e ainda não ter o custo de pagar as mensalidades tem que correr! As inscrições para o Programa Nossa Bolsa 2025 terminam às 23h59 desta sexta-feira (17). O edital conta com 1 mil bolsas integrais, ou seja, com mensalidades 100% custeadas pelo Governo do Estado. Além de 40 opções de cursos distribuídos em 29 instituições de Ensino Superior localizadas em 14 municípios do Espírito Santo. A inscrição é on-line e deve ser feita no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa.

Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Educação Física, Pedagogia, Administração, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Engenharias, História, Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, e Jornalismo são algumas das opções de cursos disponíveis para escolha da população. Clique aqui e acesse o edital que contém todas as opções de cursos e faculdades.

A seleção das bolsas é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024. O candidato pode escolher qual ano do Enem usar na seletiva. Além da nota o interessado também deve ter renda familiar per capta de até 01 salário mínimo e meio.

O Nossa Bolsa 2025 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe aproximadamente R$ 46 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.

Veja todos os requisitos para concorrer as bolsas:

Além da nota do Enem e a renda familiar, o candidato também deve ter um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Seleção pela nota do Enem:

O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2020 a 2024, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. O estudante também deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.

Como é feita a inscrição:

O prazo de inscrição vai terminar às 23h59 desta sexta-feira (17) e deve ser feita pelo site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. O candidato vai preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.

História de quem faz faculdade com o Nossa Bolsa:

Scarlaty Batista dos Santos Conceição tem 31 anos, mora no bairro Cascata, na Serra, e cursa o 6º período de Direito na Faculdade de Direito de Vitória (FDV) com bolsa. Para ela, o Nossa Bolsa foi uma oportunidade de mudar a realidade em que vivia.

Como mulher negra e chefe de família, sei que desde sempre enfrentamos desafios diários. Acredito que, por meio dos estudos, muitas de nós conseguimos superar as adversidades. Tentei ingressar na Ufes por meio de outro programa, mas foi o Nossa Bolsa que, de fato, abriu as portas para as oportunidades que eu tanto almejava”, contou Scarlaty Conceição.

A universitária ainda disse que faz estágio em um escritório grande e que sente gratidão pela mudança que está acontecendo em sua vida e de todos ao seu redor.

Tenho acesso a uma realidade totalmente diferente da que conhecia, onde tenho aprendido e também contribuído com meus conhecimentos. Estou muito feliz por estar reescrevendo a minha história e por poder oferecer ao meu filho uma condição de vida melhor. O programa Nossa Bolsa foi o grande responsável por promover, em minha vida, a inclusão, desenvolvimento social e educacional por meio do conhecimento”, destaca.

O que é o Programa Nossa Bolsa?

Criado pelo Governo do Estado, o programa visa promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional, por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes comprovadamente sem condições de custear seus estudos e que desejam cursar a graduação em instituições de Ensino Superior privadas do Espírito Santo.

O Nossa Bolsa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

Serviço:

Programa Nossa Bolsa 2025

Fonte:

Comunicação Institucional da Fapes

Previous Article

Prêmio Internacional: cientista brasileira revoluciona estudos sobre imunologia e psicoses

Next Article

ES Inteligente: programa chega a Conceição da Barra e Linhares

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *