A TecVitória foi reconhecida como um case de sucesso no programa Sebraetec, recebendo destaque nacional na 34ª edição da Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), representando um marco no ecossistema de inovação capixaba e brasileiro.
Realizada anualmente, a conferência é o principal evento brasileiro voltado ao fomento da inovação e do empreendedorismo no país. Com o tema “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades” a conferência foi organizada pela Anprotec em correalização com o Sebrae Nacional.
O encontro foi realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) em São José dos Campos, São Paulo e reuniu representantes de parques tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras, centros de inovação e universidades.
Ser reconhecido pelo Sebrae Nacional e pela Anprotec, duas instituições de grande prestígio e às quais somos muito gratos pelo apoio constante, é um marco importante, especialmente neste final de ano. Esse reconhecimento coroa tudo o que desenvolvemos ao longo de 2024. Para o ecossistema, ele fortalece as iniciativas conjuntas e reforça a posição do Espírito Santo como o estado da inovação no Brasil”, destaca o diretor-executivo da TecVitória, Rafael Lima.
O objetivo do evento é promover a troca de experiências, o networking e a disseminação de boas práticas no ecossistema de inovação. Ele aborda temas cruciais como políticas públicas de inovação, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade e estratégias para o desenvolvimento econômico regional e nacional.
Próxima de completar 29 anos no dia 13 de dezembro, a instituição já incubou aproximadamente 1.000 startups e graduou mais de 80. Foram mais de 4.000 profissionais em inovação inseridos no ecossistema de inovação em todo o Brasil. Atualmente, a TecVitória desenvolve 30 projetos incubados.
Seu papel como impulsionadora de startups tem sido essencial para o desenvolvimento de tecnologias e soluções que impactam diversos setores da economia.
Recentemente, a instituição também foi selecionada pelo Sebrae Nacional e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como um dos melhores fornecedores do programa SebraeTEC no país, consolidando sua posição como referência em projetos de inovação.
Conquistas e impacto no Espírito Santo
Hoje, a TecVitória conta com uma abrangência impressionante, atuando de norte a sul do Espírito Santo. Em parceria com instituições de ensino públicas e privadas, hubs de inovação, empresas, aceleradoras e outras iniciativas, a organização tem contribuído para o fortalecimento do empreendedorismo e da economia local. O impacto de seus projetos vai além do desenvolvimento econômico, promovendo também a formação de uma cultura de inovação no estado.
Ao longo de sua história, a TecVitória foi responsável pela incubação de diversas empresas que hoje são referências em seus segmentos:
PicPay: startup que desenvolve soluções inovadoras em meios de pagamento, ganhando destaque no mercado;
Startup Motora Technologies: investida pela Embraer, por meio do Fundo de Investimento em Participações Aeroespacial. É uma startup capixaba que desenvolve tecnologias de inteligência artificial (IA) para o setor de transporte e mobilidade urbana;
Mito Games: empresa produtora de jogos e softwares gamificados que oferece um leque de soluções digitais e criativas. Possui uma sede no Brasil e uma filial na Bélgica, com diversos reconhecimentos nacionais e internacionais;
Dersalis: desenvolve tecnologias de segurança ocupacional, transformando dados vitais em tickets de fácil gestão, permitindo o monitoramento individual em diferentes cenários de risco e a gestão eficiente de grandes equipes. Atua no Brasil, Estados Unidos e Europa;
Aratu: oferece soluções inovadoras e de alta qualidade para pesquisa e monitoramento ambiental. Com foco em sustentabilidade e rigor científico, promove tecnologias acessíveis e alinhadas a padrões internacionais, com atuação em todo o território brasileiro;
Etaure: empresa de desenvolvimento de software que oferece soluções personalizadas e serviços de outsourcing de TI para startups e empresas globais. Atua em todo o Brasil, colaborando com as maiores corporações dos mercados de siderurgia e portos.
A TecVitória tem demonstrado uma visão estratégica que une colaboração, tecnologia e inovação. Toda equipe envolvia tem buscado ampliar as fronteiras da inovação no Espírito Santo, promovendo parcerias com atores-chave do ecossistema.
Principais Parceiros
O sucesso da TecVitória é impulsionado por suas colaborações estratégicas. Entre seus parceiros, destacam-se:
Sebrae: fundamental no suporte às startups e no fomento ao empreendedorismo;
Anprotec: parceira na disseminação de melhores práticas para incubadoras e parques tecnológicos;
Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on): promove sinergias entre empresas de tecnologia e iniciativas que fomentem o ecossistema de inovação no estado;
Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes): oferecendo suporte financeiro para o crescimento sustentável de startups e projetos de inovação;
Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes): promovendo a inclusão produtiva e o fortalecimento dos pequenos negócios;
Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti): parceira essencial para o desenvolvimento de políticas públicas e projetos de impacto;
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): contribui com pesquisa e formação de talentos e apoia com a cessão do espaço há 29 anos;
Empresas Privadas: que atuam como mentoras, financiadoras ou clientes de soluções desenvolvidas pelas startups incubadas.
Para Rafael Lima, os resultados alcançados são apenas o começo de uma nova jornada.
Os resultados que alcançamos são um agradecimento especial aos nossos sócios-fundadores e ao conselho, que acreditaram na TecVitória desde a retomada iniciada em 2021, ainda sob a gestão do diretório anterior, e contaram com o apoio do Sebrae e dos demais sócios-fundadores”, ressalta.
Rafael destaca o compromisso de continuar sendo um pilar de inovação no Brasil, a organização segue expandindo suas parcerias e projetos.
O Espírito Santo e o Brasil podem sempre esperar da TecVitória um dos melhores ambientes de inovação para o desenolvimento de negócios inovadores. Como a primeira incubadora do Espírito Santo, continuaremos sendo referência e o ponto de partida para quem deseja iniciar sua jornada no mundo da inovação”, finaliza.
Em síntese, a atuação do hub de inovação TecVitória em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia, fortalece e prepara as empresas para enfrentar os desafios e as oportunidades que o futuro reserva.
Fonte:
Entrevista com Rafael Lima – Diretor-executivo da TecVitória