A Audiência Pública acontecerá na próxima terça-feira (27), na Câmara Municipal de Colatina, às 16h, para a participação popular no processo de contratação da Parceria Público-Privada (PPP).
Por Juba Paixão
O projeto envolve o serviço de implantação de uma usina solar para geração de energia fotovoltaica, que deverá atender os prédios públicos do município, mesmo os alugados.
A produção sustentável será ainda um fator contribuinte para a redução de cerca de 180 toneladas em emissões de carbono ao ano, com economia estimada de quase R$ 30 milhões aos cofres públicos a longo prazo.
A proposta apresentada foi desenvolvida pela administração municipal em cooperação técnica com o Bandes, gestor do ES Inteligente, em conjunto com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), parceiro do programa.
Além da Audiência, a Consulta Pública com os estudos técnicos do projeto está disponível para todos os interessados, com acesso pelo site da prefeitura até quinta-feira, 05 de setembro.
Ao longo dessa etapa, a comunidade também poderá enviar sugestões ao projeto, que deverão ser encaminhadas ao Conselho Gestor de Parceria Público-Privada através do e-mail inova@colatina.es.gov.br, ou entregues mediante protocolo presencial.
Com a luz solar, teremos uma economia de cerca de 27% por mês no valor da energia nos prédios públicos, além de tornar nossa cidade pioneira com a primeira PPP de Usina Fotovoltaica do estado”
A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Simone Kuster, destaca que Colatina segue a tendência das grandes cidades do mundo que buscam o caminho do desenvolvimento sustentável, para garantir a preservação do meio ambiente e a melhor qualidade de vida para as futuras gerações.
Com a luz solar, teremos uma economia de cerca de 27% por mês no valor da energia nos prédios públicos, além de tornar nossa cidade pioneira com a primeira PPP de Usina Fotovoltaica do estado. Nosso objetivo é contribuir para a preservação do meio ambiente, aumentar nosso estoque de carbono e reinvestir a economia alcançada em novos projetos de transformação social”, explica a secretária Simone.
A oferta de modernização da infraestrutura dos municípios capixabas por meio de PPPs é uma iniciativa do programa de âmbito estadual ES Inteligente, operado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
Além dos benefícios previstos para toda a população a partir da geração de energia limpa, o projeto prevê também reflexos na geração de 229 empregos diretos e indiretos, o que pode impulsionar a economia local e oferecer novas oportunidades de trabalho para a comunidade.
Após o processo de Consulta Pública, a administração vai avaliar todas as sugestões feitas pela população. Na próxima etapa, o projeto segue para licitação, que escolherá a melhor proposta feita pelos investidores privados.
Iluminação Pública
Outro projeto em processo de licitação é a PPP de Iluminação Pública. O objetivo é modernizar e expandir o sistema de iluminação da cidade, promovendo uma infraestrutura mais eficiente e sustentável, por meio da utilização de lâmpadas de LED, telegestão, iluminação de destaque e celeridade no atendimento das demandas.
Além de aumentar a sensação de segurança noturna, a modernização do sistema contribui para a redução dos custos de energia e manutenção, e apoia o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e conectada.
Serviço:
Audiência Pública para PPP de Colatina
Data: 27/08 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Câmara Municipal de Colatina, Rua Prof. Arnaldo de Vasconcelos Costa, 32
Fonte: Comunicação Institucional do Bandes – Prefeitura de Colatina