O evento traz reflexões sobre os desafios e as oportunidades da transição energética, com foco no papel das empresas, das cadeias produtivas e dos fornecedores na construção de uma economia de baixo carbono.
Por Juba Paixão
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em parceria com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil no Espírito Santo (Amcham-ES), realiza na próxima quinta-feira (29/5) o Fórum de Sustentabilidade e Descarbonização 2025, das 13h30 às 17h, no auditório da Findes, em Vitória.
A transição energética não é mais uma opção, mas uma necessidade urgente em todo o mundo. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), os investimentos globais em tecnologias de energia limpa devem ultrapassar US$ 2 trilhões em 2025, valor que mais que dobra os investimentos em combustíveis fósseis. A agência alerta que, para que o mundo cumpra as metas do Acordo de Paris até 2030, os investimentos anuais em energia limpa precisam superar US$ 4 trilhões.
No Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 74% das indústrias brasileiras planejam investir em sustentabilidade e eficiência energética até 2030, priorizando fontes renováveis, tecnologias de baixo carbono e economia circular. Apesar de ter uma das matrizes energéticas mais limpas do planeta, com quase 50% da energia proveniente de fontes renováveis, segundo o Balanço Energético Nacional 2024, o país ainda enfrenta desafios para acelerar a descarbonização industrial e logística.
No Espírito Santo, o movimento é robusto. Pesquisa divulgada em março de 2025 pelo Observatório da Indústria da Findes e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) revela que 56% das empresas capixabas têm intenção de investir em descarbonização nos próximos 18 meses, enquanto 16% estão avaliando investir no futuro, ou seja, 7 em cada 10 empresas já estão atentas à transição energética e à economia verde.
A indústria tem cada vez mais liderado essa agenda, e a Findes é uma grande entusiasta e estimuladora do desenvolvimento de tecnologias e inovações que tornem os negócios mais produtivos, competitivos e, principalmente, sustentáveis”, afirma o presidente da Findes, Paulo Baraona.
O gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Fábio Dias, destaca que o evento é uma oportunidade estratégica:
O Fórum oferece um ambiente de aprendizado, networking e inspiração, permitindo que empresas compartilhem cases e se preparem para atender às exigências crescentes de sustentabilidade, tanto no mercado interno quanto global.”
Programação aborda desde financiamento até demandas da cadeia de valor
O evento começa com a apresentação de dois projetos estratégicos: um novo fundo de financiamento para descarbonização do Bandes, com foco em energia limpa e inovação na indústria; e um projeto da ES Gás, em parceria com o Grupo Marca, voltado para o desenvolvimento do mercado de biometano no Espírito Santo.
Confira a programação completa aqui
Serviço:
Data: 29 de maio (quinta-feira)
Horário: 13h30 às 17h
Local: 3º andar da Findes, Vitória – ES
Inscrições: findes.online/foruminscricao (evento pago)
Informações: (27) 3334-5673 | (27) 99532-4908 | maisnegocios@findes.org.br
Fontes:
Comunicação institucional da Findes
Agência Internacional de Energia (IEA) – Relatório World Energy Investment 2024
Confederação Nacional da Indústria (CNI) – Pesquisa “Sustentabilidade na Indústria” (2023)
Ministério de Minas e Energia – MME, Balanço Energético Nacional 2024
Observatório da Indústria – Findes e Bandes, Pesquisa de Sustentabilidade no Espírito Santo (2024)