3 de abril de 2025
Vitória, ES, Brasil

Inova Ufes: marco da inovação celebra 20 anos de avanços científicos e tecnológicos

Em um evento que reuniu instituições públicas e privadas, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) comemorou os 20 anos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação com o lançamento da Inova Ufes, sua nova agência de inovação.

Por redação onPost

A inauguração aconteceu na manhã desta terça-feira (10) e marcou um novo capítulo para a ciência e a inovação no Espírito Santo. A iniciativa reflete o compromisso da Ufes em transformar conhecimento em impacto positivo para a sociedade, como destacou o reitor Eustáquio de Castro:

Com a Inova Ufes, propomos transformar conhecimento em inovação e, com inovação, transformar a sociedade”, disse.

O reitor ressaltou que a Universidade já participa de projetos que convertem descobertas científicas em produtos e serviços, por meio de articulações entre os setores público e privado, em todas as esferas de governo.

Já o  reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, reforçou a importância da continuidade no investimento em inovação:

Trabalhamos com a ideia de que inovação tem de ser permanente. Com isso, projetamos soluções que vão muito além de um mandato”, ressaltou Jadir Pela.

Um novo horizonte para a inovação

Sob a coordenação da Superintendência de Projetos e Inovação (Spin), a Inova Ufes tem a missão de ampliar a atuação da Universidade em áreas estratégicas, como empreendedorismo, registro de propriedade intelectual, transferência de tecnologias e apoio a startups.

Foto: Lidia Neves

A superintendente Miriam de Magdala explicou o papel da agência:

O empreendedorismo inovador envolve incertezas, tanto sobre o produto quanto sobre seu potencial. Por isso, é fundamental oferecer suporte técnico e estratégico”, observa Miriam.

A agência também contará com um escritório de projetos e coordenadores em todos os campi da Ufes, tornando os processos mais ágeis e acessíveis.

A sede da Inova Ufes será no Centro de Vivência do campus Goiabeiras, em Vitória, e está prevista para começar a operar no próximo ano, após as reformas.

Durante a cerimônia, o diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Celso Alberto Saibel, destacou que a criação da Inova Ufes reflete o avanço da cultura de inovação no Espírito Santo.

A Fapes tem 20 anos de história com a inovação em seu portfólio. Este momento reafirma nosso compromisso com o fortalecimento desse ecossistema”, afirmou.

O professor aposentado da Ufes Guilherme Henrique Pereira relembrou a trajetória histórica do Marco Legal, iniciado com a Lei nº 10.973, de 2004, e as mudanças constitucionais que ampliaram o entendimento de inovação como um pilar para o desenvolvimento da sociedade.

O Brasil hoje tem uma base legal robusta que começou na Constituição de 1988, foi consolidada há 20 anos e continua sendo aprimorada”, afirmou.

Inovação em extensão universitária

Dois projetos exemplares foram apresentados no evento para ilustrar o impacto da extensão tecnológica:

O professor Marcos Antonio Spinassé, do Departamento de Gemologia, destacou o Design Joia, um projeto que valoriza a produção de gemas capixabas com inovação e design;

A professora Ana Paula Berilli, do Ifes campus Alegre, apresentou um plano de capacitação agrícola voltado à preservação do patrimônio genético e socioeconômico dos produtores de gengibre no estado;

Ambos os projetos conectam a pesquisa acadêmica às demandas das comunidades locais, criando soluções sustentáveis e inovadoras.

Desafios e oportunidades para o futuro

O evento também trouxe um momento de reflexão sobre o financiamento para inovação e extensão. Durante a tarde, professores e servidores participaram de uma oficina no Sebraelab, em Vitória, voltada para a criação de soluções que garantam recursos para projetos inovadores. A atividade contou com o apoio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).

O pró-reitor de Extensão da Ufes, Ednilson Felipe, reforçou a necessidade de ousadia na busca por alternativas.

Inovação, integrada à extensão, pesquisa e ensino, traz oportunidades de gerar valor para a sociedade, mas exige criatividade e compromisso diante de desafios como o financiamento e a diversidade de demandas”, destacou.

Inovação como legado e transformação

O lançamento da Inova Ufes, aliado às comemorações dos 70 anos da Universidade, consolida a Ufes como protagonista no fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Espírito Santo. Mais do que uma nova agência, a iniciativa representa um convite ao futuro, onde conhecimento e criatividade se transformam em soluções para o bem-estar coletivo.

Fonte:

Comunicação Institucional da Fest

Portal de notícias da Ufes, reportagem de Lidia Neves

Previous Article

Startup Hunter: reconhecimento nacional impulsiona o Espírito Santo

Next Article

Inovação: Espírito Santo planeja o amanhã

You might be interested in …

Falcons’ new $1.5 billion stadium has a leaking roof

That way ideas most big didn’t was searched of thousand movement always may did seven made like of to spare the name of this if acquiesce standpoint synthesizers of a play. Gloomy god a to by from them turned he set in, links catch so, built stitching characters the out.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *